O Município de Sintra, recebeu a treinadora adjunta e três atletas da seleção nacional feminina de futebol nos Paços do Concelho, no dia 27 de novembro, para uma cerimónia de homenagem.

Andreia Jacinto, Dolores Silva, Inês Pereira e Rita Gonçalves começaram a dar os primeiros passos no futebol em Sintra e representaram Portugal no Mundial de 2023, um marco histórico para o futebol feminino português ao conquistarem o apuramento pela primeira vez nesta competição.

“Sintra está duplamente orgulhosa pelas vossas vitórias, que enobrecem não só o concelho, mas o país”, disse na ocasião Basílio Horta, referindo ainda que “estão de parabéns pelas vossas conquistas e por toda a atuação que tiveram ao longo do apuramento e no Mundial. Foi um momento de extrema importância que reforça a necessidade de conceder ao futebol feminino o espaço, a atenção e o respeito que merece”, disse o presidente da Câmara de Sintra.

Autarquia de Sintra, recebeu a treinadora adjunta e três atletas da seleção nacional feminina de futebol nos Paços do Concelho

Sublinhe-se, a jogadora Andreia Jacinto iniciou a prática do futebol nas escolas do Sport União Sintrense e, em 2017, ingressou na Seleção Nacional ao serviço das sub-16.

Já Dolores Silva, começou a sua jornada no Real Sport Clube, seguindo-se uma passagem pela Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro. Em 2007 representou Portugal pela primeira vez, ao serviço das sub-19.

A guarda-redes Inês Pereira estreou-se no futebol no Atlético Clube do Cacém, tendo ainda passado pela Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro. Representou Portugal pela primeira vez ao serviço das sub-16, em 2015.

O percurso da treinadora adjunta Rita Gonçalves começou nos relvados, como jogadora no Sporting Clube de Lourel, Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro e Sport União Sintrense. Em 2009, deu início à sua carreira de treinadora na Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro, seguindo depois para o Sport União Sintrense. Em 2019, assumiu o cargo de treinadora das seleções nacionais, marcando um novo capítulo na sua carreira.

Recorde-se, o Campeonato do Mundo Feminino realizou-se, de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia e a equipa das “quinas” fez a sua primeira exibição no Mundial feminino e ficou pelos oitavos de final, com quatro pontos, após defrontar a Holanda, o Vietname e os Estados Unidos, com uma derrota, uma vitória e um empate, respetivamente.

Fotografia: Câmara Municipal de Sintra