A Câmara Municipal de Sintra (CMS) aprovou a adjudicação da empreitada de reabilitação energética de 246 fogos em vários locais do concelho, num investimento de cerca de 3 milhões e 500 mil euros.
Os 246 fogos que serão alvo de reabilitação energética situam-se em diversos pontos do concelho, nas freguesias de Queluz e Belas, Massamá e Monte Abraão, Agualva e Mira Sintra e Algueirão-Mem Martins e Rio de Mouro.
Os trabalhos de reabilitação energética consistem na substituição das caixilharias, isolamento térmico das paredes, instalação de equipamentos de produção de AQS (aquecimento das águas quentes sanitárias) que permitem uma redução de 10% das necessidades de aquecimento e/ou arrefecimento, pinturas e revestimentos.
A Estratégia Local de Habitação de Sintra pretende dar resposta às necessidades de habitação no território e beneficiará mais de três mil famílias, prevendo-se um investimento de cerca 179 milhões de euros até 2026 e a reabilitação de mais de 1600 fogos municipais existentes e um aumento de cerca de 1450 novos fogos pela via da aquisição ou construção.