Basílio Horta e Duarte Cordeiro em outubro de 2022 no Centro Cultural Olga Cadaval

Basílio Horta considerou, este sábado, que uma candidatura de Duarte Cordeiro, à Câmara Municipal de Sintra em 2025, “é uma honra para Sintra e um enorme prazer para mim”.

As declarações ao SINTRA NOTÍCIAS, numa iniciativa da Cruz Vermelha na qual marcou presença, surgem em reação à notícia do Expresso que avançou, esta sexta-feira, a possibilidade do atual ministro do Ambiente avançar em 2025 para uma candidatura à Câmara Municipal de Sintra. Segundo o semanário, “a hipótese tem ganho força e circulado nos corredores socialistas nos últimos dias”.

O atual presidente da Câmara Municipal de Sintra, que completa 12 anos na presidência da autarquia em 2025 atingindo o limite de mandatos, afirmou ao SINTRA NOTÍCIAS que, “Duarte Cordeiro é ministro [Ambiente] e se bem o conheço, ele dedica-se inteiramente ao que faz. Portanto, neste momento, ele é ministro e fazendo qualquer comentário, fora das funções ministeriais, é capaz de ser extemporâneo. Dito isto, se um dia, o Dr. Duarte Cordeiro entender ser candidato à Câmara de Sintra é uma honra para Sintra e um enorme prazer para mim”.

Segundo o Expresso, Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e líder da federação socialista da área urbana de Lisboa, está a ser apontado como uma possibilidade para se candidatar à Câmara de Sintra. “É uma opção que pode estar em cima da mesa”, admite um dirigente socialista próximo do ministro, assumindo que falar de autárquicas a esta distância é extemporâneo, avança o Expresso.