A Mercadona, empresa de supermercados, vai abrir esta quinta-feira, dia 19 de outubro, pelas 09 horas, o seu supermercado da Tapada das Mercês, perto da estação de Comboios, na Avenida Miguel Torga, n.º10 e no âmbito desta abertura, a empresa assinou um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Sintra (SCMS).

As doações de alimentos fazem parte de um dos compromissos que a Mercadona mantém com a Sociedade, “partilhar parte do que dela recebe”, no âmbito do seu Plano de Responsabilidade Social, no qual estão inseridas as doações alimentares a partir de cada uma das suas lojas.

A nova loja da Tapada das Mercês, doará diariamente e “desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade a esta entidade”, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que concentra a sua atividade no concelho de Sintra com Cantina Social, Apoio ao Idoso, Creche, Jardim de Infância, Centro de Emergência Social, entre outros. 

As doações realizadas pela Mercadona servirão, acima de tudo, como reforço da distribuição de alimentos às centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas pela Instituição.

“A Santa Casa da Misericórdia de Sintra segue para 500 anos de existência, sempre com o mesmo propósito de ‘Servir Por Bem’, disse Manuel Costa e Oliveira, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sintra, sublinhando que “ao longo destes séculos, decerto se tem encontrado gente extraordinária, seja nos órgãos dirigentes, seja nos beneméritos, que sempre se disponibilizam para nós”, destacando a área alimentar que “constitui muito daquilo que é o coração da nossa Santa Casa. Para além dos  utentes que temos de alimentar – crianças, Idosos e pessoas vulneráveis, falando de 400 casos – ainda temos 1.300 pessoas a quem temos de ajudar com a alimentação básica”, sublinhou Manuel Costa Oliveira, destacando o apoio recebido da Mercadona e a “disponibilidade para nos apoiarem com alimentos de primeira necessidade e a simpatia como o fizeram. Estamos seguros de que, esta dinâmica, vai prosperar e durar, pelo que a Santa Casa tudo fará para mostrar a sua gratidão e satisfação pelo trabalho em conjunto” referir o responsável.

“Na Mercadona, no âmbito da nossa responsabilidade social empresarial, temos por princípio partilhar com a Sociedade parte do que dela recebemos. Algo que muito nos orgulha a todos na empresa, disse por seu turno, Ana Carreto, Diretora de Relações Externas Centro-Sul de Portugal e Associações de Consumidores, sublinhando que “é com este espírito que celebramos o acordo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Sintra, uma instituição de referência e que desempenha um papel fundamental junto de quem mais necessita, à qual iremos entregar os excedentes alimentares diariamente e desde o primeiro dia de abertura da nossa loja na Tapada das Mercês”.

Doações da Mercadona em 2023

Com o objetivo de partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe, no total, no primeiro semestre de 2023, a Mercadona doou 600 toneladas de bens essenciais, o equivalente a cerca de 10 mil carrinhos de compras a mais de 40 cantinas sociais, oito bancos alimentares e outras entidades sociais de Portugal.

No distrito de Lisboa, onde a empresa conta já com dois supermercados em funcionamento, foram doadas 23 toneladas de produtos de primeira necessidade a instituições locais de solidariedade social.

Recorde-se, a primeira loja da Mercadona a abrir no concelho de Sintra, foi a de Massamá, no dia 09 de julho, seguindo-se agora a Tapada das Mercês, dia 19 de outubro e Rio de Mouro, no próximo ano.