Incentivo municipal à fixação de médicos de família no concelho de Sintra

    Está a decorrer o período de discussão pública do projeto de Regulamento de Incentivo Municipal à Fixação de Médicos de Família no concelho de Sintra, iniciativa da autarquia que visa criação de um apoio pecuniário municipal à fixação de mais médicos de família no concelho e estabelece os procedimentos práticos.

    O valor pecuniário municipal atribuído a cada médico de família é de 1133,95 € mensais e destina-se a compensar os encargos decorrentes da fixação no concelho de Sintra, designadamente com habitação e transporte. 

    Esta aplicação apoia-se nas unidades de saúde da rede pública integrada no ACES (Agrupamento Centros de Saúde de Sintra), com tipologia UCSP (Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados) e USF (Unidade de Saúde Familiar), e abrange médicos de medicina geral e familiar colocado no procedimento concursal do Ministério da Saúde.

    Recorde-se que a autarquia de Sintra tem investido na área da saúde com a construção de seis centros de saúde (em funcionamento) e do Novo Hospital de Sintra na perspetiva de criar soluções tendentes à fixação de mais médicos de família no concelho.