Anuário Financeiro dos Municípios, uma iniciativa anual da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), que será apresentado publicamente na quinta-feira, adianta que em 2022, para uma pontuação máxima possível de 1.900 pontos, a melhor classificação foi obtida por Sintra, um município de grande dimensão, com 1.732 pontos.
Santana, na Região Autónoma da Madeira, com 1.646 pontos, obteve o segundo lugar no ranking global e é o primeiro dos municípios de pequena dimensão e o terceiro lugar coube ao município de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, com 1.658 pontos.
Segundo o documento, a situação dos restantes 223 municípios (72,4% do total do universo) foi considerada “não muito favorável”, por terem apresentado uma pontuação global inferior a 50% da pontuação total do Ranking Global (uma pontuação inferior a 950 pontos).
Dos 100 municípios mais bem classificados segundo esta lista geral, 15 são de grande dimensão, 39 de média dimensão e 46 de pequena dimensão.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (CICF/IPCA) e do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho, e conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas.
O documento relativo a 2022 é apresentado na quinta-feira, a partir das 09h30, na sede da OCC, em Lisboa, durante uma conferência que terá na sua sessão de abertura o secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel, a bastonária Paula Franco e o presidente do Tribunal de Contas (TdC).
Imagem: Sintra Notícias