Feira das Mercês regressa em outubro com tradição e animação

No último quartel do séc. XVIII, a Feira das Mercês tornou-se a bolsa agrícola da região saloia

A feira das Mercês, uma das mais tradicionais e típica da região de Lisboa, com mais de dois séculos, regressa entre 13 e 22 de outubro.

Organizada pela Câmara Municipal de Sintra em parceria com as Juntas de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e de Rio de Mouro, esta é uma feira que oferece aos seus visitantes diferentes momentos de diversão e de animação etnográfica saloia, espaços de restauração, bancas de artesanato, divertimentos infantis e diversos espetáculos.

Desde gastronomia da região, grupos folclóricos, música popular portuguesa e animação de época na rua, há carrocéis, jogos tradicionais e outros entretenimentos para os mais jovens que prometem momentos de grande diversão para todas as idades.

Noutros tempos, aqui chegavam todos os anos vários produtores para vender os excessos das colheitas de produtos hortícolas e frutícolas da época, comprar sementes e plantas para as próximas plantações e contratar pessoal para ajudar no cultivo dos campos.

Era um ponto de paragem obrigatória também para a população, já que aqui podiam comprar tudo o que precisavam para as suas habitações e participar na festa religiosa de Nossa Senhora das Mercês. Mas não só!

Os solteiros tinham aqui um local de encontro com vista a arranjar futuros casamentos junto ao “Muro do Derrete”, testemunho da importância social desta feira como local de encontro das populações.

Os tempos mudaram, mas a feira ficou e a tradição também.

[atualizada]