A autarquia de Sintra atribuiu à Liga dos Combatentes da Grande Guerra a Medalha de Mérito Municipal, na Classe de Mérito no âmbito da Defesa Nacional, Grau Ouro, esta segunda-feira, numa cerimónia que decorreu no Palácio Valenças.
A medalha foi entregue pelo presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, ao presidente Central da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues, em virtude do importante e significativo trabalho da Liga ao longo dos seus 100 anos de atividade.
Na cerimónia, Basílio Horta referiu que a iniciativa pretende “lembrar quem combateu pela Pátria, no sentido de honrar a memória dos mortos e dignificar os vivos, numa homenagem com grande respeito também pelas suas famílias e pelas dificuldades que muitas passaram”, realçando ainda que “em nome de Portugal, combatentes cumpriram o seu dever e essa memória não deve ser nunca esquecida”.
Recorde-se, a Liga dos Combatentes, inicialmente designada por Liga dos Combatentes da Grande Guerra, foi fundada em 1921 e promove a exaltação do amor à Pátria e a divulgação, do significado dos símbolos nacionais, bem como a defesa dos legítimos interesses espirituais, morais e materiais dos sócios.
Fotografia: DR CMS