Incêndio dominado em Cascais

Já está dominado o incêndio que ontem à tarde deflagrou em Alcabideche, no concelho de Cascais. Entrou em fase de “resolução” às 03h38 na madrugada desta quarta-feira, 25 de julho. A circulação automóvel foi reaberta na A5, entre Alvide e Cascais, nos dois sentidos.

O incêndio deflagrou cerca das 17h00 de terça-feira e um primeiro balanço da Proteção Civil, dá conta de 13 feridos, nomeadamente, nove bombeiros e quatro civis.

O incêndio florestal levou à retirada por precaução de cerca de 90 pessoas, incluindo dois grupos de escuteiros portugueses e espanhóis, adiantou à Lusa o presidente da Câmara de Cascais. Pelas 23h15, Carlos Carreiras referiu, que dez cidadãos foram retirados das suas casas para um pavilhão desportivo municipal, que recebeu também os dois grupos de escuteiros, que totalizam 77 elementos, portugueses e espanhóis, que estavam no Parque Natural Sintra-Cascais, acrescentando que a retirada de pessoas ocorreu “por precaução” e sem risco evidente.

Foram ainda retirados moradores das localidades do Zambujeiro, Cabreiro ou Murches, por razões de segurança.

Cerca de 880 animais do canil municipal e da Associação São Francisco de Assis e de um outro canil, foram transferidos para outro pavilhão municipal, explicou Carlos Carreiras.

O vento forte que se fez sentir, dificultou em muito a tarefa dos bombeiros no combate às chamas, obrigando os operacionais a uma mudança constante de reposicionamento de meios.

O incêndio está agora em fase de “resolução”.

No terreno às 05h48, permaneciam 521  bombeiros apoiados por 165 veículos.