Foto | DR CMS - Centro Histórico de Sintra / arquivo

A EMES – Empresa Municipal de Estacionamento de Sintra vai colocar em funcionamento, a partir desta segunda-feira, 3 de julho, o sistema eletrónico de controlo de acesso rodoviário ao Centro Histórico da Vila de Sintra.

Pretende-se com a implementação deste sistema de controlo promover melhores condições de circulação e estacionamento nesta zona para residentes e comerciantes.

A circulação no Centro Histórico de Sintra será proibida a todos os veículos, com exceção dos moradores, táxis, cargas e descargas de mercadorias, bem como de todos os restantes veículos detentores de um identificador (dístico) de circulação ou de residente.

“O centro histórico de Sintra tem características muito particulares, pois tem uma dimensão relativamente reduzida e uma concentração de espaços muito significativa. A decisão foi tomada em regulamento ainda no mandato passado e foi colocada a sinalização correspondente, que era reiteradamente incumprida por parte de diversos agentes”, explica Bruno Parreira, vice-presidente da autarquia, em declarações ao Diário de Notícias (DN), explicando que “a Câmara de Sintra optou pela solução de pórticos de acesso, à semelhança daquilo que acontece em bairros históricos de outros municípios do país, como por exemplo o Bairro Alto, em Lisboa”. “É consagrarmos com barreiras físicas uma obrigatoriedade que já estava criada com sinalização vertical”, sublinhou.

Volta do Duche, no Centro Histórico de Sintra | arquivo

Para o acesso a equipamentos hoteleiros e de alojamento local será permitida a circulação de viaturas a eles destinadas, apenas se existirem locais de estacionamento atribuídos às unidades hoteleiras.

De acordo com o Regulamento de Cargas e Descargas em vigor, as operações de cargas e descargas serão permitidas apenas durante os seguintes períodos: das 07h00 às 10h00 e das 17h00 às 20h00, sendo que para o efeito as viaturas apenas devem utilizar os espaços destinados a esse efeito.

Na primeira fase de implementação do sistema, todo o processo será acompanhado pela Polícia Municipal de Sintra que garantirá a correta utilização do sistema.