Estão de regresso as tradicionais Festas de São Pedro, em Sintra, ao Largo D. Fernando II após três anos de ausência, motivados pela pandemia e pelas obras de requalificação daquela zona histórica

Os festejos são promovidos pela Junta de Freguesia da União das Freguesias de Sintra e decorrem entre 23 de junho (Noite de São João) e 2 de Julho.

Para além da habitual presença de restaurantes e tasquinhas com petiscos tradicionais da época de santos populares, em que a bela sardinha assada é rainha, o certame reúne espaços destinados à chamada “street food”, doçaria, artesanato, quermesse, bem como divertimentos e carrosséis.

Haverá ainda uma alameda destinada a uma Feira de Artesanato e uma zona dedicada às coletividades e instituições da Freguesia, convidadas e apresentarem as suas atividades e a venderem os seus produtos como forma de angariarem receitas.

Micaela, Sérgio Rossi, KP e Ténis Bar em programa para todos os gostos

O programa de animação é vasto e contempla um conjunto diversificado de espetáculos, em que sobressai a atuação do sintrense Sérgio Rossi, no Dia de São Pedro, 29 de junho, (feriado municipal), pelas 22 horas.

Nesse mesmo dia desfilará no recinto a popular Marcha de Cabriz (21 horas), antecedida pela atuação da Banda da Sociedade Filarmónica “Os Aliados “, pelas 18h30. E porque o Dia do Santo Padroeiro de Sintra é para ser festejado em grande, pela tarde haverá matiné com o Duo Sintra Ritmus.

Por seu lado, a véspera de São Pedro será, como manda a tradição, animada pelos carismáticos Ténis Bar (a partir das 22 horas), enquanto o grupo Tributo Popular sobe ao palco durante a hora de jantar.

Tenis Bar

Ponto alto no programa destas festas é também a estreia de KP, rapper português com ascendência no universo da CPLP, no sábado, dia 24 (22 horas). Antes, pelas 18 horas, sobe ao palco de Sintra pela segunda vez o também consagrado Morfo.

As Festas de São Pedro são inauguradas no dia 23 de junho, pelas 11h00, com a presença do Grupo de Bombos das Mercês e da Tuna Académica da Universidade da Terceira Idade de Sintra, com a Noite de São João a ser animada pelo Conjunto Top 2.

Estreia de KP, rapper português com ascendência no universo da CPLP, no sábado, dia 24 às 22h00

No domingo, 25 de junho, Vítor Ginja atua ao final da tarde ficando a noite reservada para a revelação Bruna Solange.

Para terminar em grande, o novo rosto da SIC, Micaela, assume o concerto de encerramento das Festas de São Pedro 2023, no domingo 2 de julho, pelas 22 horas. Antes, destaque para a atuação da Banda Filarmónica de São Bento de Massamá (16h00), seguindo-se Ruben Portinha 350 (18h00), ‘Cantares’ do Grupo Desportivo de Sacotes (21h00).

As Festas de São Pedro em Sintra são uma organização da União das Freguesias de Sintra, com o apoio e parceria da Câmara Municipal de Sintra e dos SMAS de Sintra e produção e gestão de recinto a cargo da RZ Eventos.

A entrada é livre