Festival de Sintra traz cinema ao Olga Cadaval

Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra | Foto: Sintra Notícias

O Festival de Sintra está de volta e traz consigo muitas novidades, entre as quais o ciclo de cinema seguidos de concertos relacionados entre si. No Centro Cultural Olga Cadaval, durante os dez dias do Festival vão ter lugar inúmeras projeções cinematográficas sempre com a música como pano de fundo.

“A Lenda de 1900” de Giuseppe Tornatore, para assistir no dia 16 de junho pelas 17h00. Um melodrama com a sensibilidade habitual de Giuseppe Tornatore e música do prestigiado compositor Ennio Morricone.

A projeção do conhecido filme “Amadeus”, de Milos Forman, acontece no dia 17 de junho às 18h00. Este filme traça o magnífico retrato de W. A. Mozart enquanto ser humano, tendo-se tornado numa obra de referência no mundo cinematográfico.

No dia 18 de junho, pelas 15h00, chegam os filmes de Buster Keaton e Charlie Chaplin acompanhados ao piano. Neste cine-concerto, a pianista Catherine Morisseau vai ilustrar o silêncio de dois clássicos do cinema mudo.

A última obra de Stanley Kubrick, transporta o público por uma viagem hipnótica, numa sequência de eventos misteriosos envolvidos em ciúme, erotismo e poder, no seu filme “Eyes Wide Shut”que será exibido no dia 21 de junho, às 16h00.

O filme “Farinelli” de Gérard Corbiau, chega à tela no dia 23 de junho pelas 18h00. Baseado em dados históricos, este filme retrata a vida de Carlos Broschi (Stephano Dionisi), um cantor italiano do século XVIII conhecido como Farinelli. Neste filme, a voz cantada de Farinelli é resultado de gravações das vozes da soprano Ewa Malas-Godlewska e do contratenor Derek Lee Ragin.

A 57ª edição do Festival de Sintra encerra o ciclo de cinema com a transmissão de “Um Americano em Paris” de Vincente Minnelli, no dia 25, pelas 15h30. Este clássico do cinema americano reúne a maestria do realizador Vincente Minnelli, com a música memorável de George Gershwin.

O 57.º Festival de Sintra, este ano sob direção artística de Martim Sousa Tavares, é uma organização da Câmara Municipal de Sintra e tem lugar de 15 a 25 de junho com programação variada que oferece concertos, cinema, dança, espetáculos para famílias e infância, palestras, workshops e outros formatos.