“Resíduos aos Pares” é a atividade lúdico-pedagógica que vai estar em destaque, durante os fins de semana de junho, no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra (futuro Museu da Água e Resíduos).

Ao longo deste mês, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão sensibilizar para a importância da reciclagem, através de um jogo de chão, em formato grande, em que os participantes associam os diferentes resíduos aos objetos resultantes da respetiva valorização.

Com este tipo de jogo, os SMAS de Sintra procuram sensibilizar as várias faixas etárias para, por um lado, a necessidade de reduzir a produção de resíduos e, por outro, estes serem encarados como um recurso, fomentando a sua valorização ou reutilização.

Para além das atividades aos sábados e domingos, o futuro Museu da Água e Resíduos tem patente ainda a exposição “Debaixo D’Água”, da autoria de Stephan.Arte, que é composta por um conjunto de pinturas que retratam a “Operação Recife”.

Os visitantes podem ainda observar a exposição “Cuidado! Invasoras Aquáticas”, desenvolvida pelo Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid, com o apoio da Universidade de Évora, que constitui uma atividade de divulgação científica do projeto LIFE INVASAQUA que visa reduzir o impacto das espécies invasoras dos ecossistemas aquáticos de água doce e em estuários de Portugal e Espanha.

Espaço SMAS da Ribeira de Sintra
Rua Carlos de Oliveira Carvalho, n.º 19
Telefone: (+351) 21 924 77 30
E-mail: reservas@smas-sintra.pt
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00