Ainda com o Dia Mundial da Criança (que se assinala esta quinta-feira) em pano de fundo, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão participar, este fim de semana, em vários eventos para toda a família, mas em que os mais pequenos serão, certamente, os maiores protagonistas.

No sábado, na zona do ringue da Praia das Maçãs, tem lugar a comemoração do Dia da Família, enquanto em Casal de Cambra, no Parque Urbano 25 de Abril de 1974, terá lugar a Feira da Criança. Também em São Marcos, os SMAS de Sintra marcam presença em mais uma edição da Aldeia Medieval da Criança, que assenta arraiais no Centro Carlos Paredes e área envolvente.

O domingo será dedicado à Criança e ao Ambiente, no Jardim da Anta, em Agualva. Os SMAS de Sintra vão participar, nos vários eventos, com a dinamização de atividades de educação e sensibilização ambiental, mas também com a divulgação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.

Com o objetivo de “privilegiar o envolvimento da comunidade, a partilha de boas práticas e iniciativas e dar a conhecer a rede social e as instituições de apoio aos fregueses”, a Junta de Freguesia de Colares promove, este sábado, dia 3 de junho, entre as 09h00 e as 18h00, o Dia da Família, tendo como palco o ringue da Praia das Maçãs.

Os SMAS de Sintra marcam presença com um espaço em que serão dinamizadas atividades de sensibilização para as questões ambientais, incluindo o “Jogo dos ODS”, um jogo de chão, em formato grande, que se centra na divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a agenda das Nações Unidas para 2030 para um futuro e um planeta mais sustentável.

Também no sábado, mas em Casal de Cambra, os SMAS de Sintra vão apoiar a Feira da Criança, que vai ter lugar no Parque Urbano 25 de Abril de 1974, entre as 10h00 e as 18h00. A iniciativa da Junta de Freguesia de Casal de Cambra vai contar com insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões, uma feira de adoção animal, diversões e exposição e voo de aves de rapina, neste caso proporcionado pelos SMAS de Sintra, com o objetivo de chamar a atenção para a importância destas espécies na preservação dos respetivos ecossistemas.

Em São Marcos, também está prometida muita animação com a Aldeia Medieval da Criança, entre as 10h00 e as 18h00, que promete um sem número de atrações: torre de escalada com slide, karts a pedais, tiro com arco, jogos de feira, insufláveis, espetáculos circenses, oficinas, passeios de burro, exibição de aves de rapina e muito mais, como bobos de corte trajados a rigor. Os SMAS de Sintra vão sensibilizar para as questões ambientais, com a divulgação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.

No domingo, entre as 11h00 e as 18h00, os SMAS de Sintra vão estar presentes na comemoração dos dias da Criança e do Ambiente que terá lugar em Agualva, no Jardim da Anta, proporcionando aos petizes a oportunidade de conhecerem, de forma lúdica, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através do “Jogo dos ODS”, para além de pinturas faciais alusivas a temáticas ambientais (entre as 14h00 e as 18h00).

Em destaque estará ainda “SMAS e o Ambiente”, um jogo lúdico que aborda diversas questões relativas à adoção das melhores práticas ambientais, nomeadamente a correta separação dos resíduos e em torno do ciclo urbano da água, a par do aprofundamento do conhecimento das atribuições dos SMAS de Sintra: abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos.

Para além destes eventos, os SMAS de Sintra apoiam ainda a realização de mais uma edição do Festival Imaginário, uma organização da Byfurcação, Associação Cultural, que está aberto ao público em geral no fim de semana no palco natural da Quinta da Ribafria.

Esta sexta-feira, dia 2 de junho, a programação é dedicada em exclusivo às escolas e alunos do concelho de Sintra e os SMAS de Sintra vão proporcionar duas sessões, às 10h30 e às 14h00, com aves de rapina, com a exposição de uma diurna e de uma noturna e a explicação das suas características, numa verdadeira aula de biodiversidade.