Realiza-se esta terça-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, uma sessão pública promovida pelo Turismo de Portugal para discutir a importância de um compromisso prático com a sustentabilidade no setor turístico.
No âmbito do programa Empresas Turismo 3600, vão ser reconhecidas as mais de 180 empresas que assumiram uma agenda ESG (Environmental, Social, Governance) e iniciaram uma jornada que lhes vai permitir analisar os impactes da sua atividade no ambiente e nos sistemas sociais em que operam, enquanto criam valor para todas as suas partes interessadas.
O evento conta ainda com momentos de conversa e debate com especialistas, como Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e uma mesa-redonda, moderada pelo Turismo de Portugal, dedicada ao “Reporte corporativo de sustentabilidade: o que significa para as empresas do turismo?”.
Ao Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva cabe a abertura do evento. O encerramento fica a cargo do Secretário de estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
Recorde-se, lançado em novembro de 2021, o Programa Empresas Turismo 3600 incentiva as empresas a reportar o seu desempenho em sustentabilidade através da integração dos fatores ESG – Environmental, Social and Governance na cultura organizacional e na estratégia de negócio, orientando-as no processo através de um sistema de indicadores criado com o objetivo de refletir as suas práticas ambientais, sociais e de governação.
Programa:
15h00 Boas-vindas
– Bruno Parreira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra
– João Pedro Domingues, membro da Comissão Executiva da ERT de Lisboa e Vale do Tejo
– António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar
15h20 Abertura: O relevo da sustentabilidade para o Turismo
– Rodrigo Tavares, Professor Catedrático Convidado na NOVA School of Business and Economics (Nova SBE) e Nomeado Youbg Global Leader pelo World Economic Forum
15h35 À conversa com…
– Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
15h50 Painel: Reporte corporativo de sustentabilidade: o que significa para as empresas do turismo?
– Nuno Cordeiro, Diretor da Divisão de Financial Services Risk & Regulation, PwC
– Pedro Teixeira, Diretor de Sustentabilidade, NEYA Hotels
– Marta Pires, Administradora, Hertz Portugal
– Claudia Almeida, Diretora do Património Natural, Parques de Sintra – Monte da Lua
– Pedro Azeitona, Técnico de Qualidade, Ambiente e Segurança, Vila Galé Hotéis
– Moderação de Carlos Abade, Turismo de Portugal
16h15 Reconhecimento Público
Atribuição de distinções às empresas aderentes ao programa Empresas Turismo 360º e às empresas com relatórios de sustentabilidade gerados através da ferramenta FOREST
16h30 Encerramento
– Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços