Vem aí a EXPOSINTRA, iniciativa da AESINTRA que conta com 40 expositores do melhor que se faz no concelho. Três dias de exposição permanente de dezenas de empresas, produtos, marcas e serviços, das mais variadas áreas de atividade, que terá lugar nos dias 19, 20 e 21 de maio, no Salão da Petrosintra na Terrugem. Tem entrada livre e vários momentos culturais, de entretenimento e musicais, todos os dias.

Traz consigo organizações de várias tipologias, desde produtores regionais, empresas de serviços até à presença institucional de organizações de interesse público. Uma participação que excedeu a expectativa inicial, já que esgotou em apenas quatro dias a oferta planeada, com empresas em lista de espera.

Este é um encontro empresarial pela diversidade, um pouco à imagem do concelho Sintra. “Temos indústria, comércio e serviços — com uma proporção que, na prática, espelha o nosso tecido empresarial local. Ou seja, um pouco mais de comércio e serviços”, refere Joaquim Viegas Simão, presidente da AESINTRA, sublinhando que “o importante é que os visitantes e participantes conheçam o que de melhor é feito nesta região”, acrescentando que “há muito que todos esperávamos por um evento destes”.

“Estamos a dar espaço ao tecido empresarial local e a mostrar que Sintra é mais do que turismo e zona histórica” — Joaquim Viegas Simão

Joaquim Viegas Simão, presidente da AESINTRA

SINTRA NOTÍCIAS (SN): O que se pretende com a realização deste certame no concelho de Sintra? Uma boa iniciativa, que vem para ficar?
JOAQUIM VIEGAS SIMÃO (JVS):
Sintra é um concelho importante para a economia nacional, com empresas de grande qualidade que merecem ser conhecidas por todos. A EXPOSINTRA constitui uma oportunidade de mostrar o que de melhor as nossas empresas fazem e dar-lhes a possibilidade de trocarem boas práticas e contactos de negócio entre si. Este é um ecossistema de networking, colaboração e reconhecimento do que o tecido empresarial de Sintra faz.
Estamos a dar espaço ao tecido empresarial local e a mostrar que Sintra é mais do que turismo e zona histórica. Tem empresas incríveis e um empreendedorismo crescente que expressa história, inovação e qualidade. A sua importância está espelhada no carinho e apoio que a própria Câmara Municipal de Sintra demonstra por esta iniciativa.

SN: É uma oportunidade para os maiores ativos económicos e empresariais do concelho e outros agentes económicos, apresentarem o seu cartão de visita, potenciando o seu negócio e cativando clientes?
JVS: A EXPOSINTRA é o local de excelência para o networking empresarial no e com as empresas do concelho. A AESINTRA tem organizado alguns encontros e sessões de networking desde o início do ano, com temas específicos. Este será um evento transversal, que procura criar oportunidades de crescimento económico com grande reflexo no crescimento do próprio concelho.

SN: O evento dá oportunidade para vendas diretamente com o consumidor final?
JVS:
 Claro. Temos vários expositores representativos do comércio local e que são uma oportunidade para quem vende, mas, acima de tudo, para quem pode conhecer e experimentar o que de melhor o concelho tem para si. Lembre-se que o dinamismo e crescimento do comércio local têm um efeito de reinvestimento na região, criando mais emprego e desenvolvimento. Ganha quem vende, e ganha quem compra.

SN: Este é um espaço exposicional com vista a apoiar e estimular a participação também das microempresas do concelho?
JVS:
Este é um espaço que visa democratizar a participação de todas as empresas do nosso concelho neste tipo de iniciativas. As grandes empresas podem, se quiserem participar, mas também criámos oportunidades para negócios de menor dimensão. Ninguém pode ficar de fora, porque o crescimento económico constrói-se com todos.

“Ninguém pode ficar de fora, porque o crescimento económico constrói-se com todos” — Joaquim Viegas Simão

SN: A AESINTRA tem vindo a divulgar e a apelar à participação na rede networking?
JVS:
O networking empresarial necessita de ser estimulado porque é uma ferramenta fundamental para a criação de parcerias e oportunidades de crescimento conjunto. Há um ditado chinês que poderá ser utilizado para explicar o que quero dizer: “Se queres ir rápido, vai sozinho. Se queres ir longe, vai acompanhado.”
Se queremos que o tecido empresarial local vá longe, temos de trabalhar em conjunto, criar pontes entre todos e formar as sinergias que permitam crescer negócios, criar emprego e desenvolver a região. É esta mentalidade que tem permitido à AESINTRA crescer no último ano e agregar cada vez mais parcerias. Não queremos que as empresas vão sozinhas e estamos cá para ser o apoio que precisam.

SN: Há alguma vantagem que os empresários possam usufruir ou vir a usufruir, através de uma maior ligação à AESintra?
JVS:
A AESINTRA oferece uma ampla variedade de serviços e oportunidades para os seus associados. Isso inclui assessoria especializada, acesso a eventos e formação, e participação em projetos e iniciativas de desenvolvimento local. A título de exemplo prestamos apoio jurídico às empresas, serviços de segurança e saúde e medicina no trabalho, formação profissional, acesso a conta bancária sem custos, apoio a projetos de investimento, informação sobre as alterações legais, representação institucional, acesso a eventos, entre outras. Além disso, trabalhamos em estreita colaboração com outras entidades públicas e privadas para promover o crescimento económico sustentável e o bem-estar da comunidade. São 80 anos de serviço às empresas e hoje estamos mais fortes do que nunca para sermos o apoio que precisam.

SN: Pode indicar duas ou três boas razões que motivem os nossos empresários e as suas empresas a participar neste certame?
JVS:
Há três excelentes razões: partilha do que oferecem, colaboração com outros empresários e oportunidade de fazer mais negócio. Esta é uma iniciativa que nos orgulha. Porque é pioneira no concelho, mas também porque é relevante para o crescimento de um concelho que é nosso e tanto tem para dar.

Sintra Notícias com Correio de Sintra