Queluz

Está de volta a segunda edição da Expo-Queluz, iniciativa que vai decorrer de 5 a 14 de maio pelas ruas de Queluz, com o propósito de promover e divulgar o património. O projeto trata uma exposição fotográfica ao ar livre.

“As ruas da cidade são o cenário escolhido dada a natureza do evento”, explica ao Sintra Notícias / Correio de Sintra, Cláudio Pires, responsável e organizador da iniciativa, sublinhando que “os locais definidos são os exatos locais onde as fotografias selecionadas foram originalmente captadas. Estes pontos da cidade foram  estrategicamente definidos, por se tratar de zonas históricas e de grande importância para quem se encontra em Queluz”.

Neste evento, existe um concurso de acesso público cujos prémios funcionarão sob a forma de promoção do comércio local.
“A exposição trata de promover acontecimentos históricos, caso por exemplo do aqueduto, o bairro do Chinelo e fazer a sua promoção com fotografias antigas, no fundo partilhar informação com aquilo que é histórico e ao mesmo tempo animação”, explica Cláudio Pires.

O evento tem por base a exposição de 10 fotografias em 10 locais diferentes e respetivo painel informativo. “As fotografias em exibição remetem-nos a épocas antigas da região e estarão expostas no exato local onde foram captadas”, explica Cláudio Pires. “Já o concurso integrado no evento, é uma forma de interagir com as pessoas, sendo que a participação neles poderá ser feita via rede social e/ou através de formulários em papel, que estarão à venda durante o evento”, esclarece.

Haverá, também, lugar a animação de rua nos locais de exposição, no sentido de complementar todo o conteúdo exposto e criar um ambiente de diversão aos visitantes.

Segundo Cláudio Pires, a missão do projeto passa por “oferecer a todas as pessoas que por aqui passam, uma experiência que possibilite a instrução e partilha de conhecimento histórico da região”, e por outro lado, “continuar a desenvolver o projeto-mãe [Projeto ACQ], dando assim sequência à 1ª edição da Expo Queluz, realizada em 2021.

Expo Queluz

Locais de exposição e pontos de referência

(1.) Avenida José Elias Garcia / Largo da Ponte Pedrinha; (2.) Avenida José Elias Garcia / Largo da Ponte Pedrinha; (3.) Parque Urbano Felício Loureiro; (4.) Parque das Cavalariças; (5.) Avenida Eng. Duarte Pacheco / Palácio Nacional de Queluz; (6.) Avenida Eng. Duarte Pacheco / Palácio Nacional de Queluz; (7.) Avenida Eng. Duarte Pacheco / Palácio Nacional de Queluz; (8.) Bairro Almeida Araújo / “Bairro do Chinelo”;  (9.) Jardim Central de Queluz; (10.) Jardim Central de Queluz.

Os pontos de referência são Estação CP Queluz-Belas (A); Palacete Almeida Araújo (B);  Avenida José Elias Garcia / 4 Caminhos (C) e Ponte Filipina de Carenque de Baixo (D).