“24 horas a correr em Mem Martins” regressa em maio

Fotografia: @ Orlando Duarte / 24 horas a Correr

A IV edição “24 Horas a Correr de Mem Martins-Sintra” volta a desafiar os atletas mais corajosos à participação, com o objetivo de completar o maior número de voltas num percurso de 1660 metros, no interior da Bacia de Retenção de Águas do Algueirão, nos dias 13 e 14 de maio.

Para além desta corrida de resistência, que conta já com cerca de 150 inscritos e a presença confirmada dos melhores atletas do país, caso de Jorge Serrazina, Teodoro Trindade, Joaquim Almeida [vencedor em 2022]. No setor feminino, destaque para as atletas Ana Amaro, Ana Moleiro e Sónia Sequeira, há outras opções mais curtas, de 12 horas, 6 horas e 3 horas e uma maratona noturna.

A iniciativa do Clube de Praticantes Real Academia apresenta um percurso delineado em circuito fechado com uma extensão aproximada de 1660 metros, no interior da Bacia de Retenção de Águas do Algueirão, sendo o piso composto por terra batida, passadiço em madeira e alcatrão.

“A manutenção de um percurso rápido visa proporcionar aos atletas a possibilidade de se baterem os recordes. Na última edição, com o mesmo percurso, o vencedor realizou 207 km, sendo que a vencedora feminina bateu o recorde nacional das 24 horas, com a realização de 185 Km”, lembra Álvaro Pinto, grande dinamizador do evento.

A prova ’24 horas a Correr de Mem Martins-Sintra’ inicia-se às 12h00 do dia 13 maio e termina às 12h00 do dia 14 de maio e o objetivo principal é percorrer a maior distância possível durante as 24 horas. A prova, está aberta à participação da comunidade que pode correr a nível individual ou por equipa. Mas há outras opções menos cansativas para participar no evento.

“Pela primeira vez vamos fazer uma corrida para jovens, designada ‘Os Putos da Corrida’ no sábado, entre as 15h00 e as 19h00, nos mesmos locais onde se realiza o troféu ‘Sintra a Correr’. “Pretende-se assim o envolvimento dos mais novos, mas sobretudo a participação das famílias”, refere Álvaro Pinto. As distâncias percorridas pelos ‘Putos da Corrida’ variam entre os 600 e os 3.500 metros e as inscrições e consulta do regulamento podem ser feitas através do site [www.24hlx.com].

Este ano, o evento volta a contar com a colaboração do Canil Municipal em Algueirão-Mem Martins, que vai ter um espaço para adoção de animais domésticos. “Quem quiser percorrer o circuito na companhia de um cão ou adotá-lo, pode fazê-lo”, adianta Álvaro Pinto, explicando que “é uma forma de chamar a atenção e apoiar o Canil Municipal”. Mas não só.

“Oferecemos os dorsais de participação a crianças ucranianas que se encontram na freguesia ou no concelho, para uma integração plena na nossa comunidade” refere o responsável. “Esta é uma causa solidária que também queremos abraçar”, sublinha.

O evento desportivo conta com o apoio da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins, da Câmara Municipal de Sintra, SMAS de Sintra, CP-Comboios de Portugal, Lusiteca, os bombeiros Voluntários de Algueirão-Mem Martins e de Sintra.

Fotografia: @ Orlando Duarte / 24 Horas a Correr