Concertos corais para celebrar a Primavera

@ Coro Leal da Câmara

O Conservatório de Música de Sintra celebra a Primavera com dois concertos corais com entrada livre, que juntam o Coro Leal da Câmara e grupos convidados, na Igreja Paroquial do Coração Imaculado de Maria, no Cacém.

No sábado 29 de abril, pelas 16h30, o Coro Leal da Câmara recebe o Ateneo Coral, de Valladolid, Espanha, com o qual colaborou à distância em 2020.

O Ateneo Coral teve origem no Coro Nuñez de Arce, tendo evoluído para uma formação aberta a todos os jovens da cidade de Valladolid interessados no canto coral. Dirigido pela maestrina Charo Alonso Silió, apresenta-se regulamente em concertos, recitais, concursos e festivais, dando corpo à herança recebida pela formação anterior, mas afirmando a sua identidade presente.

Para este concerto propõe um programa diverso, incluindo autores espanhóis e latino-americanos. Os dois coros apresentam-se com repertório próprio em separado, juntando-se, no final, para a interpretação conjunta de dois andamentos da Missa Brevis, de Jacob de Haan.

No sábado seguinte, 06 de maio, às 16h30, o Coro Leal da Câmara convida o Coro do Conservatório Regional de Setúbal, dirigido pelo maestro Raul Avelãs, para a primeira colaboração de um intercâmbio que, a 03 junho, terá continuidade em Setúbal. Como peça de conjunto, os dois grupos corais interpretam um medley do filme La La Land.

Prestes a comemorar 30 anos desde a sua fundação no ano letivo 1993/1994, o Coro Leal da Câmara é dirigido desde a sua génese pelo maestro Humberto Castanheira.

Agrega hoje alunos e antigos alunos do Conservatório de Música de Sintra, numa formação dinâmica, que tem permitido ao grupo renovar-se e abraçar novos desafios.

Fotografia: @ Coro Leal da Câmara