II Ciclo de Órgão nas Igrejas da Vila de Sintra e Belas

"O órgão preserva as características iniciais, o que o torna um objeto de estudo e admiração", refere o Padre Armindo Reis

Contagem decrescente para o II Ciclo de Órgão, sob o mote “Os Sons do Divino”, nas Igrejas de São Martinho e de Nossa Senhora da Misericórdia, em Belas, de 28 de abril a 14 de maio, sempre com entrada gratuita.

O concerto de abertura acontece na Igreja de São Martinho no dia 28 de abril, pelas 21h00 e o órgão desta igreja será o único instrumento em destaque. O programa deste concerto será maioritariamente preenchido com obras de compositores portugueses e italianos dos séculos XVII e XVIII, com interpretação de um dos principais organistas portugueses da atualidade, Rui Paiva.

Sob o tema “Herança” realiza-se no dia 30 de abril, pelas 16h00, na Igreja de São Martinho, o concerto onde serão apresentados alguns dos grandes mestres do polifonismo nacional, como Morago ou Cardoso, e alguns compositores menos conhecidos como Miguel Amaral ou Vaz Rego.

No dia 5 de maio, às 21h00, a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, em Belas, recebe o concerto “Maria Quam Pulchra Es – Música Mariana seiscentista do Norte de Itália” constituído inteiramente por música de evocação mariana e escrita por grandes mestres deste período como Monteverdi, Gabrieli, Cavalli ou Frescobaldi.

“De Salzburgo a Lisboa” propõe um itinerário musical passando pela Áustria, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal e que apresenta obras de grandes mestres compositores de cada um destes países, no dia 12 de maio, às 21h00, na Igreja de São Martinho.

No dia 14 de maio, pelas 16h00, no concerto de encerramento deste Ciclo, o órgão da Igreja de São Martinho estará em destaque como instrumento solista. O virtuosismo exigido pelas obras irá realçar todas as potencialidades tímbricas do histórico órgão Fontanes. Desde o estilo barroco de Seixas e Händel, passando pelo transitório C. P. E. Bach e pelo galante Christian Bach, o Ciclo termina em ambiente festivo tendo como solista o organista sintrense Sérgio Silva.