O Espaço SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra) da Ribeira de Sintra foi palco da gravação do programa infantil “Descomplica”, que estreia este sábado (25 de março), pelas 11h00, na RTP2.

Em exibição aos sábados de manhã, na programação infanto-juvenil do canal 2 da televisão pública, “Descomplica” é uma série de 20 programas, para crianças de 8-10 anos, que pretende despertar a curiosidade para a ciência e abordar temas relevantes e as suas implicações no quotidiano dos mais pequenos.

Da autoria de Andrea Basílio, Lígia Resende e Miguel Frazão, cada episódio será dedicado a uma temática, esclarecida através de experiências científicas que ajudarão os conceitos a tornarem-se compreensíveis, com a participação e o envolvimento de crianças. Na Ribeira de Sintra (no futuro Museu da Água e Resíduos), a gravação de alguns episódios, realizada recentemente, contou com a presença de alunos do Agrupamento de Escolas D. Carlos I (Sintra).

Gravação de série de 20 programas para a RTP2, destinado a crianças de 8 aos 10 anos

Espaço SMAS de Sintra “cenário” para gravação de série para RTP2

“Andamos a cuidar bem do nosso planeta?”, “A nossa memória é infinita?”, “Porque é que sentimos medo?”, “Afinal, o que é ser criativo?”, são algumas das questões que vão ser respondidas no programa, com a ajuda da apresentadora Vera Pimentel e de um boneco manipulado, o CACO, que vão ainda desafiar os telespetadores a participarem em dois jogos interativos. “Se gostas de saber como funciona o mundo que te rodeia, o teu corpo e as emoções do dia a dia, junta-te à equipa ‘Descomplica’!”, é o desafio dos responsáveis do programa, a cargo da produtora “Dentro da Baleia”.

Respondendo ao desafio da produtora, os SMAS de Sintra cederam o espaço da Ribeira de Sintra para as gravações, o que revela a notoriedade crescente do equipamento que, ainda este ano, vai acolher o Museu da Água e Resíduos, assumindo-se como um importante polo de educação e sensibilização ambiental e de divulgação científica e tecnológica, na área do ciclo urbano da água e resíduos, sensibilizando a comunidade em geral, mas particularmente a educativa, para os valores da defesa do património ambiental.

Espaço SMAS de Sintra “cenário” para gravação de série para RTP2

Recorde-se que o Espaço SMAS da Ribeira de Sintra tem patente, até ao final de maio, as exposições “Debaixo D’Água”, da autoria de Stephan.Arte, um conjunto de pinturas, com recurso a técnicas de graffiti, que retrata a criação de recifes artificiais, e “Cuidado! Invasoras Aquáticas”, desenvolvida pelo Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid, com o apoio da Universidade de Évora, e que constitui uma atividade de divulgação científica do projeto LIFE INVASAQUA. 

Neste último fim de semana de março, no âmbito das atividades lúdico-pedagógicas realizadas aos sábados e domingos, ainda estará em destaque a compostagem, com sessões às 11h00, 12h00, 15h00 e 16h00.

A introdução ao conceito de compostagem e ficar a conhecer quais os resíduos que devem ser colocados num compostor e a forma de o fazer, para obter o melhor fertilizante para utilização agrícola ou em jardins, será o mote para estas atividades destinadas a toda a família.