Joana Sebastião obteve o lugar mais alto do pódio, após três dias de provas que contaram com a presença de 362 jovens, divididos por 54 profissões

A jovem sintrense Joana Sebastião conquistou a medalha de ouro em Desenho Gráfico no 45.º Campeonato Nacional das Profissões (SkillsPortugal), que decorreu, entre 7 e 12 de março, em Portimão, organizado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Natural e a residir em Mem Martins, a jovem, de 23 anos, representou o CENJOR-Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, na área de designer gráfico, o profissional que concebe peças gráficas destinadas a comunicação.

Sendo responsáveis ainda por preparar a arte final para produção, os concorrentes que se apresentaram a competição, oriundos de norte a sul do país, foram sujeitos a avaliação das suas competências e do desempenho profissional na criação de imagem corporativa (logotipo e outros elementos gráficos), na paginação de brochura e na definição do layout para um site, para além da conceção de cartaz promocional de determinado evento.

45.º Campeonato Nacional das Profissões, no Portimão Arena

A frequentar o curso de Audiovisual e Multimédia na Escola Superior de Comunicação Social, em Benfica, Joana concluiu, em 2020, o Curso de Técnico Especialista em Desenvolvimento de Produtos Multimédia (no Citeforma-Centro de Formação Profissional), após o Ensino Secundário na Escola de Santa Maria (Portela de Sintra).

Após o CET (Curso de Especialização Tecnológica), a jovem sintrense prosseguiu a aposta na formação, nomeadamente na área do design editorial e tratamento de imagem e de produção multimédia, tendo obtido duas medalhas de bronze nos Campeonatos Nacionais das Profissões Digitais, que em 2021 e 2022 se realizaram online, devido à pandemia.

No balanço desta participação em Portimão, Joana desafia os jovens, em particular os do concelho de Sintra, a “nunca desistirem dos seus sonhos e a apostarem na formação, porque, só assim, serão dotados das ferramentas para serem bons profissionais”. Segundo esta jovem, “o caminho não será isento de dificuldades, mas, com esforço e dedicação, poderão concretizar os anseios profissionais e conquistarem o seu lugar no mercado de trabalho”.

Natural e a residir em Mem Martins, Joana Sebastião obteve o lugar mais alto na maior competição nacional de jovens profissionais

Desafiada pelo CENJOR e pelo seu formador Marco Ferreira a participar no 45.º Campeonato Nacional das Profissões, Joana Sebastião obteve o lugar mais alto do pódio, após três dias de provas que decorreram no Portimão Arena, que contaram com a presença de 362 jovens, divididos por 54 profissões.

Classificada como a maior competição nacional de jovens profissionais, o SkillsPortugal apura os melhores concorrentes para representarem Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, que este ano (setembro) se vai realizar em Gdansk, na Polónia, e para o Campeonato Mundial, que no próximo ano (setembro) vai ter lugar em Lyon, em França, numa participação que, desde 1950, já se traduziu na conquista de 250 medalhas por 750 concorrentes lusos.