Protocolo assinado vai permite aos alunos do curso de Medicina da Universidade Católica, estagiar no Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca

Foi assinado esta sexta-feira um protocolo que permite aos alunos do curso de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, estagiar no Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca, também conhecido por Amadora-Sintra. 

A partir de setembro de 2024, os alunos do 4.º ano deverão iniciar rotações clínicas, oito de cada vez, e a partir de setembro de 2025 para os estudantes do 5.º ano, 10 de cada vez.

As duas instituições vão unir-se na formação de futuros médicos, comprometendo-se à realização de ensino prático, tutorial e estágios clínicos curriculares aos estudantes do curso de Medicina.

“Este protocolo assume uma grande importância”, sublinhou a presidente do Conselho de Administração, citada em comunicado. Para Joana Chêdas, o acordo permitirá “dar um forte contributo para a formação de futuros médicos”, mas representa também um passo para que o Amadora-Sintra possa vir a constituir-se como um centro hospitalar universitário, agregado com o futuro Hospital de Proximidade de Sintra, que se encontra em fase de construção, na Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins.


Da parte da Universidade Católica, a reitora, Isabel Gil, considerou que “é fundamental para um programa académico de uma faculdade de Medicina um eixo clínico de grande qualidade” e que o protocolo assinado com o Hospital Fernando Fonseca oferece essa garantia.

A formalização desta colaboração contou ainda com a presença do representante da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, Francisco Goiana da Silva, do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e da presidente da Amadora Município, Carla Tavares.

Fotografia: DR HFF