Sintra recebe mais uma edição do Periferias, Festival de Artes Performativas, na Casa de Teatro de Sintra, de 2 a 12 de março. Este ano o Festival Periferias, dá palco a artistas emergentes e de vários cantos do mundo já há 12 anos, desde 2011.

De 2 a 12 de março de 2023 o centro de difusão cultural Chão de Oliva levará as artes performativas até Sintra, com espetáculos nas várias salas da vila de Sintra, ao vivo nas ruas e, este ano, também em sítios não convencionais, como uma escola secundária, uma carrinha e até um tuk tuk.

Música, dança, teatro, teatro de marionetas, uma exposição imersiva e ainda uma feira do livro única fazem parte dos 10 dias do evento, este ano especialmente dedicado aos mais novos.

Esta edição do festival intercultural contará com a presença de artistas nacionais de vários sítios do país, como Santa Maria da Feira ou Covilhã, mas também internacionais, de Espanha, Itália, Brasil, Guiné-Bissau e Cabo Verde. Este ano o Periferias mantém o princípio da descentralização, com alguns espetáculos que vão para além da vila de Sintra, até Belas. Continua, ainda assim, a cumprir o propósito de aproximar criadores, criações e espectadores, contando com mais de 10 produções.

De referir que o Periferias pretende construir um espaço de valorização e apresentação da “criação teatral das regiões periféricas” portuguesas e das “periferias de países de língua oficial portuguesa”.

Por outro lado, pretende promover o encontro e a formação de criadores, o desenvolvimento de públicos e constituir um motor de atração de novos públicos e de criação de novas centralidades no território.