A PSP deteve um falso polícia que abordava condutores nos concelhos de Sintra e Oeiras exigindo o pagamento imediato de quantias monetárias, por supostas infrações. O homem de 38 anos, fazia-se transportar numa viatura descaraterizada e usava sinais luminosos azuis no tablier, fazendo-se passar por agente de autoridade.

Depois de várias queixas, a PSP desencadeou diligências e acabou por deter o falso polícia, que fez pelo menos dez vitimas nos últimos dois meses, sob o falso pretexto de que os condutores teriam praticado infrações rodoviárias.

Em comunicado da PSP, adianta que “o suspeito dava ordem de paragem aos condutores, através de sinais sonoros e luzes de cor azul que colocava no vidro da frente”.

Após a imobilização, abordava-os munido de um crachá com as palavras “special police” e com uma arma em coldre à cintura. Depois comunicava-lhes que tinham cometido infrações rodoviárias e solicitava-lhes o pagamento imediato das multas ou acompanhava-os a caixas multibanco para que levantassem dinheiro para o fazer.

O detido, de 38 anos de idade, não tem antecedentes criminais mas é  suspeito de dez crimes de usurpação de funções, um crime de extorsão na forma tentada e nove crimes de burla tentada/consumada.