Concluída a construção da ETAR de Cabrela, na Terrugem

ETAR de Cabrela, na Terrugem

Estão concluídas as obras de construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Cabrela, um investimento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS de Sintra) de cerca de 660 mil euros.

“Com a construção da ETAR de Cabrela, os SMAS de Sintra dão mais um passo para aumentar a taxa de cobertura da população servida por drenagem de águas residuais, respondendo às necessidades de munícipes que, até ao momento, apenas dispunham do recurso a fossas sépticas. Além da prestação de uma resposta adequada aos clientes que servimos, os SMAS de Sintra estão a contribuir para uma melhoria ambiental numa área sensível do nosso concelho”, realça Carlos Vieira.

O diretor delegado dos SMAS de Sintra recorda ainda que, para além das redes de Cabrela e a respetiva ETAR, está em curso a construção do subsistema de saneamento de Areias e Alvarinhos, que também estará concluído este ano, num investimento de dois milhões de euros, assim como a empreitada em Palmeiros e Alto das Falimas.

“Os SMAS de Sintra vão continuar a apostar forte na expansão da rede de saneamento e, além da remodelação das ETAR de Almargem do Bispo, Azóia e Cavaleira, constituem prioridades a construção das novas unidades de Alvarinhos e Camarões”, enuncia Carlos Vieira.

A nova ETAR de Cabrela, vai dar resposta a cerca de 900 pessoa. Localiza-se a sul das povoações de Silva, Faião e Cabrela e a norte de Casais de Cabrela, ocupando uma área de implantação de 2.545 m², adotando uma solução de tratamento por biomassa em suspensão, por lamas ativadas em vala de oxidação, com as águas residuais tratadas a serem encaminhadas para um afluente da ribeira de Cabrela, através da construção de um coletor de ligação da ETAR à linha de água.

Também em fase de conclusão, para tornar operacional todo o sistema, está a empreitada de construção das redes de drenagem de águas residuais domésticas de Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela (União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem), no valor de 1 milhão e 600 mil euros.