A chuva está de regresso ao país, em especial nas regiões acima do Cabo Mondego com a ocorrência de “precipitação forte e persistente”, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA prevê que a chuva se verifique com maior ênfase no Minho. Nos locais a litoral e a norte do Cabo Mondego (localizado no concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra),  “a precipitação forte irá ocorrer entre a madrugada e o princípio da tarde de sábado e entre a madrugada e tarde de domingo, podendo os valores acumulados variar entre 100 e 180 milímetros nas regiões montanhosas e entre 80 e 100 milímetros nas regiões não montanhosas”.

Além da chuva, espera-se que o vento seja também forte, podendo chegar aos 85 quilómetros por hora no litoral da região Norte e nas zonas mais altas.

“Haverá também forte agitação marítima na costa ocidental a partir do final de dia 7 e durante todo o dia 8, com ondas de 5 a 6 metros de altura significativa a norte do Cabo da Roca e 4 a 5 metros a sul do referido cabo”, acrescenta o IPMA.

Os distritos de AveiroBragaPorto Viana do Castelo estão sob alerta laranja de precipitação do IPMA, entre as 07h30 e as 12h00 deste sábado, passando depois a alerta amarelo. No domingo, aos mesmos distritos junta-se a região de Vila Real, sob aviso laranja no dia 8, entre as 09h00 e as 15h00.

Os termómetros vão voltar a subir ligeiramente na semana entre 7 e 15 de janeiro, com as temperaturas máxima a variar entre os “9 e 13 °C no interior Norte e Centro e entre 13 a 18 °C no restante território do continente”. “As temperaturas mínimas irão variar entre 3 e 13 °C, sendo mais baixas interior Norte e Centro”, acrescenta o instituto.

Grande Lisboa

O IPMA prevê também que a zona da Grande Lisboa assista a “períodos de chuva, mais frequentes entre o fim da manhã e o meio da tarde” de sábado e de domingo.

Na Serra da Estrela, está prevista a “possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos até ao início da manhã e no final” de sábado.

Segundo o IPMA, “haverá um desagravamento significativo das condições meteorológicas” na segunda-feira, dia 9 de janeiro, podendo, no entanto, ocorrer “precipitação fraca”.

Ainda assim, são previstos novos períodos de precipitação entre terça e sexta-feira da próxima semana, “com quantidades significativamente inferiores às que se irão registar no fim de semana de 7 e 8 de janeiro”, sendo mais frequente no Litoral Norte e Centro.