A União das Freguesias do Cacém e São Marcos, tem em marcha um conjunto de atividades e iniciativas para celebrar o Natal, com alegria e cor, para fazer as delícias de miúdos e graúdos. Destaque especial, para o regresso do Comboio do Pai Natal, que vai percorrer as ruas da freguesia e também transportar crianças numa viagem mágica.

”Não poderíamos deixar, uma vez mais, de assinalar o Natal na freguesia e desta forma colocar um sorriso na cara de todas as crianças”, explica Paulo Adrego, presidente da União das Freguesias do Cacém e São Marcos, que volta a assinalar o Natal com as tradicionais luzinhas da época festiva, “mas também com o regresso do Comboio do Pai Natal constituído por duas carruagens que vai percorrer as ruas da freguesia nesta época festiva, criando um espírito solidário e de partilha”, sublinha Paulo Adrego.

Assim, nos dias 16, 19, 20, 21 e 22 de dezembro entre as 09h00 e as 17h00, “a Junta de Freguesia vai levar animação às escolas e instituições da freguesia, através do Comboio do Pai Natal, decorado com adereços e luzes alusivos ao tema, contando com a presença de várias personagens”, revela o autarca.

O Comboio de Natal, irá percorrer as ruas da freguesia permitindo um passeio aos alunos, num circuito definido para o efeito. A cada aluno será entregue um bilhete, que terá de o trocar por um bem alimentar que será entregue no micro-mercado social. 

Num cenário animado pela tradicional decoração e iluminação que preenche os espaços públicos de luz e cor, o Comboio do Pai Natal, vai percorrer nos dias 17 e 18 de dezembro, entre as 15h00 e as 20h00, as ruas da freguesia, espalhando música, animação, espírito natalício e muita magia do natal, tendo pontos estratégicos de paragem.

Percursos nas escolas e instituições:
Escola nº1 e nº2 de São Marcos | Circula pela Avenida do Brasil dando a volta à urbanização.
Escola Casal do Cotão | Praça Cidade de Omura, Av. Cidade de Lisboa, Rua Cidade da Covilhã, Av Cidade de Lisboa, Praça Cidade de Omura, Rua da Bela vista, realizar inversão de marcha na rotunda do lidl e voltar à Rua da Bela Vista e Praça Cidade de Omura.
Escola Básica Ribeiro de Carvalho e Centro Social do Cacém | Rua Ilha de Santa Maria, Rua Coração de Maria, Rua da Esperança, Rua Marquês de Pombal, Rua Escultor Machado de Castro, Rua Ilha de São Jorge, Rua do Olival.
Escola nº1 do Cacém | Av. Dr Miguel Freire da Cruz, N249, Rua de Angola, Rua Cabo Verde, Av. Dr Miguel Freire da Cruz.
Escola JI nº1 do Cacém | Rua Rainha Santa Isabel, Rua Lilases, Rua Circular Rainha Santa Isabel, Rua Orquideas, Rua Rosas Rua Circular Santa Isabel.
JIP Agualva Cacém e Centro Social Batista | Rua Elias Garcia (junto paragem autocarro minipreço), Rua Nova Zambujal, Rua Vale Mourão, Rua Rainha Santa Isabel, Rua São João, Rua da Esperança, Rua Escultor Machado de Castro, Rua Elias Garcia, Rua de Angola, Rua Elias Garcia.
ARPIAC Centro de Dia | Rua São Paulo, Rua Marquês de Pombal, Rua Escultor Machado de Castro, Rua Ilha de São Jorge, Rua do Olival, Rua Ilha de Santa Maria, Rua da Esperança.

Percurso Cacém
Dia 17 das 18h00 às 19h45
Dia 18 das 15h00 às 16h15

Partida e Chegada: Shopping do Cacém – Praça Açores.
Trajeto: Rua Ilha Santa Maria, Rua do Olival, Rua Ilha São Miguel, Rua Elias Garcia, Rua Dona Maria II, Estrada de Paço Arcos, Rua Vale Mourão, Rua Dom Dinis, Rua Rainha Santa Isabel, Rua de São João, Rua Elias Garcia, Rua da Esperança, Rua Marquês de Pombal, Rua Machado Castro, Rua Olival, Praça Açores.

Percurso São Marcos
Dia 17 das 16:30 às 17:45
Dia 18 das 18h00 às 19h45

Partida e Chegada: Avenida do Brasil ( junto ao Eco Águas e ao Parque Canino de São Marcos).
Trajeto: Avenida do Brasil, Estrada de São Marcos, Rua das Fábricas de São Marcos, Rua do Cotão Velho, Rua Marciano Tomaz da Costa, Rua dos Gaiolas, Estrada de São Marcos, Avenida do Brasil.

Percurso Casal do Cotão
Dia 17 das 15h00 às 16h15
Dia 18 das 16h30 às 17h45

Partida e Chegada: Praça Cidade de Omura.
Trajeto: Avenida Cidade de Lisboa, Rua Cidade Castelo Branco, Rua Cidade de Évora, Caminho da Ponte, Estrada de São Marcos, Rua das Fábricas São Marcos, Rua Cotão Velho, Rua Marciano Tomaz da Costa, Estrada Paço Arcos, Rua Bela Vista, Praça Cidade de Omura.