Desde a meia-noite, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 849 ocorrências a nível nacional, na sequência do mau tempo e queda de chuva intensa que se fez sentir na última noite e madrugada, sobretudo na zona de Lisboa.

Segundo a ANEPC, “71% de ocorrências foi no distrito de Lisboa e 11% no distrito de Setúbal, nomeadamente 602 ocorrências em Lisboa, 79% de inundação”. Há a registar uma vítima mortal, uma mulher de 55 anos que morava numa cave que ficou submersa em Algés, no concelho de Oeiras.Presidente da República lamentou, na madrugada desta quinta-feira, a morte de uma mulher de 55 anos, em Algés, devido ao mau tempo que atingiu a Grande Lisboa, nomeadamente o concelho de Oeiras. 

As autoridades confirmaram, no concelho da Amadora, com “100 deslocados e afetação de dois barracões”, na sequência de um deslizamento de terras. Já “na Costa da Caparica 47 pessoas resgatadas de veículos e seis deslocados”, e, em Almada, no Feijó, há 10 desalojados, segundo a ANEPC.

No concelho de Sintra um Raio atinge edifício da Proteção Civil em Sintra, que ficou privada de comunicações, anunciam os serviços numa publicação na rede social Facebook, sendo “ativadas as medidas de contingência”.

Na Praceta José Régio, em Massamá, a chuva já provocou grandes inundações e há garagens em que o nível da água já chegou a meio das paredes. 

Os principais problemas foram mesmo as perturbações na via pública e na circulação automóvel, como aconteceu na rotunda de Belas, na União das Freguesias de Queluz e Sintra.

Estado da Rotunda em Belas, na União das Freguesias de Belas e Queluz. Imagem, partilhada por internauta, nas redes sociais

Em Lisboa, os Sapadores Bombeiros responderam a quase 300 ocorrências desde as 21h00. Fonte do Regimento, contactada pela Renascença, indicou que o pico de ocorrências foi às 23h00, as zonas mais afetadas foram as de São Domingos de Benfica e Alcântara.