Estreia “Picos e Avelã - versão gravada adaptada” no Espaço Teatroesfera

O Teatroesfera apresenta no dia 18 de dezembro às 16h00 no Espaço Teatroesfera em Monte Abraão, no concelho de Sintra, “Picos e Avelã – versão gravada adaptada”.

Este vídeo é resultado do confinamento do Grupo Teatroesfera que aproveitou o período em que assistiu ao cancelamento consecutivo dos seus espetáculos, investiu o seu tempo e o seu trabalho na gravação deste vídeo. Reconhecendo a importância do tema “proteção aos maus tratos sexuais a crianças”, pode assim chegar a todas as escolas do país, apoiando e respondendo às necessidades de professores e encarregados de educação, de modo a facilitar a abordagem do tema.

“Picos e Avelã” realizado por Mário Simões é uma fábula divertida adaptada por Paula Sousa do livro homónimo de Joana Alexandre, Rute Agulhas, Catarina Lopes e Susana Amorim.

No contexto da prevenção primária do abuso sexual das crianças este projeto visa trabalhar a nitidez emocional e cognitiva das fronteiras entre o corpo da própria criança e o mundo exterior no qual ela se insere, particularmente no que diz respeito a ameaças contra o seu bem estar e a sua integridade física.

Espartilhar a noção de “segredo” inserindo a diferença entre o bom e o mau segredo, situar o toque no seu corpo, delimitando o bom do mau toque, o privado do não privado, e empossar a criança dos critérios para dizer sim ou não em cada caso, bem como saber pedir ajuda a pessoas de confiança, são alguns dos elementos que o espetáculo põe em evidência, incentivando a sua apropriação pelos espectadores de idades mais jovens.

Além de se revestir de uma dimensão necessária à pedagogia, não apenas escolar mas familiar e social, esta abordagem é, no parecer da CPCJ de Sintra Oriental e do ISCTE (parceiros neste projeto), inteiramente nova e singular – segundo as investigadoras e psicólogas que criaram o material que serve de base a este trabalho, pouco mais há no panorama artístico performativo a nível nacional e europeu que incide na temática explorada.