Concurso público para a requalificação de Covas

Covas

O executivo da Câmara Municipal de Sintra aprovou, na passada semana, a abertura de concurso público de requalificação da centralidade da localidade de Covas, numa empreitada conjunta da Câmara de Sintra e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) que ascende a cerca de 900 mil euros.

A intervenção visa a melhoria do espaço público, com a renovação das infraestruturas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas e implicam um investimento de 430 mil euros.

A empreitada de requalificação da centralidade de Covas insere-se nas intervenções programadas no âmbito da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Rio de Mouro Velho e, à semelhança do que sucedeu em Paiões, cujos trabalhos foram recentemente concluídos, o Município de Sintra pretende reforçar “as características singulares” de uma aldeia rural.


O projeto de execução define o objetivo da “criação de condições de espaço público para que se volte a estabelecer o espírito de vizinhança entre os moradores, privilegiando-se a circulação pedonal e outros modos de circulação suave”, a par da implementação de equipamentos que possibilitem o convívio e o lazer da população.