Semana da Sensibilização para a Malnutrição assinalada em Sintra

Alimentação

O Palácio Nacional de Queluz foi palco, esta terça-feira, para a cerimónia da 4ª edição da Semana da Sensibilização para a Malnutrição que contou com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

A Semana da Sensibilização para a Malnutrição decorre, em Portugal, entre os dias 7 e 13 de novembro, alertando para a importância na nutrição clínica na qualidade de vida dos doentes malnutridos.

O evento contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, do presidente da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) e coordenador da Optimal Nutritional Care for All (ONCA) em Portugal, Aníbal Marinho e o professor Associado de Medicina Interna na Universidade de Trieste, Itália, Rocco Barazzoni.

A Semana da Sensibilização para a Malnutrição visa a educação para a identificação e tratamento precoces da malnutrição associada à doença, a educação dos doentes/cuidadores para que possam discutir o seu estado nutricional com o seu profissional de saúde e o aumento da sensibilização para o papel da nutrição clínica na recuperação do doente.

Assim, pelo quarto ano consecutivo realiza-se a Semana da Sensibilização para a Malnutrição, com o mote “O direito humano aos cuidados nutricionais”, iniciativa da APNEP – Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica e a ONCA- Optimal Nutritional Care for All, que conta com o apoio institucional do Ministério da Saúde e o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e da Associação Portuguesa de Nutrição.

A 4ª edição tem como principal veículo de divulgação os meios de comunicação digitais e redes sociais. Todos os profissionais de saúde estão convidados a juntarem-se a esta iniciativa para que, durante esta semana, seja dinamizada a campanha de alerta para a importância da malnutrição associada à doença.