Igrejas do concelho recebem concerto “Magnificat” de Vivaldi

Igreja de São José, no Algueirão, freguesia de Algueirão Mem Martins | Foto: Sintra Notícias

O Coral Allegro e o Coro da Universidade Católica apresentam em Sintra dois concertos com entrada gratuita da obra “Magnificat”, de Vivaldi, nos dias 13 de novembro e 8 de dezembro, às 16h00, com o apoio da Câmara de Sintra.

A Igreja de São Miguel, em Sintra, será palco para o espetáculo do dia 13 de novembro, sob a direção do maestro Sérgio Peixoto, acompanhado pelo organista Sérgio Silva e as solistas Teresa Duarte e Catarina Santorum.

No dia 8 de dezembro é a vez da Igreja Paroquial de São José do Algueirão acolher este concerto, que terá na direção o maestro Manuel Líbano Monteiro, e a participação do organista Sérgio Silva e as solistas Isaura Pereira, Raquel Ganeiro e Maria Cabral.

Antonio Vivaldi (1678-1741) nasceu em Veneza e estudou violino com o seu pai, violinista da Capela de S. Marcos. Aos 15 anos ingressou no convento, sendo ordenado sacerdote em 1693. Em agosto desse ano entrou para o Ospedale della Pietà primeiro como professor de violino e, mais tarde, como diretor musical desta instituição, cargo que manteve até 1740. Graças a ele, o programa musical do “Pietà” tornou-se uma das principais atrações musicais da cidade.

Foi neste contexto que Vivaldi compôs a maior parte da sua obra musical e, provavelmente, o Magnificat para solistas, coro e orquestra incluídos neste concerto. Esta obra deverá ter sido composta pela primeira vez para o “Pietà” em 1715, tendo sido revista e expandida pelo compositor por forma a adequar-se da melhor forma ao conjunto instrumental e vocal que dispunha, sendo a última versão conhecida de 1739.

O texto é retirado do Evangelho de S. Lucas, consistindo na oração que Maria proclama aquando da visita à sua prima Santa Isabel. Apesar de cada verso ter uma abordagem musical contrastante com recurso a diversas texturas, apresenta-se como uma peça musical estruturada e coerente.