Marcelo e Basílio Horta inauguram unidade de saúde mental na Idanha

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou esta quinta-feira, a unidade de psiquiatria de intervenção da Casa de Saúde da Idanha das Irmãs Hospitaleiras, em Belas, concelho de Sintra.

O chefe de Estado esteve acompanhado pela secretária de Estado da Saúde, Margarida Tavares e pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

Durante a visita, Marcelo Rebelo de Sousa percorreu as unidades especializadas de neuroestimulação nas demências e de cuidados paliativos. Trocou palavras, abraços e beijinhos com vários pacientes e auxiliares, tendo também assistido e experimentado alguns dos jogos terapêuticos que são utilizados para estimular as pessoas com demência.

“As políticas sociais são uma das principais prioridades do atual executivo, estamos comprometidos com o aumento dos apoios sociais dirigidos às populações mais vulneráveis e em adotar medidas de emergência para situações de risco”, disse na ocasião Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, sublinhando “o papel fundamental de instituições como as Irmãs Hospitaleiras, na resposta à comunidade em áreas como o apoio a situações de emergência social, cuidados paliativos ou a saúde mental”.


Recorde-se que em setembro a autarquia de Sintra celebrou com o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – Casa da Idanha para atribuição de alojamento no Centro de Emergência Social da Casa de Saúde da Idanha.