Camilo Castelo Branco

Inserido na Cátedra Camilo Castelo Branco, da autarquia de Sintra e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, realiza-se nos dias 16 e 17 de novembro na Casa Mantero, o Colóquio Internacional Camilo Castelo Branco: Estado(s) da Arte.

O colóquio antecipa as comemorações do bicentenário do escritor, nascido em 1825, e pretende realizar um balanço no campo dos Estudos Camilianos, tendo em conta as diversas áreas que congrega.

A iniciativa conta com a participação de conferencistas nacionais, nomeadamente, das Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra, e internacionais, pelas Universidades de Exeter e Leeds/Clepul, do Reino Unido, Universidade de São Paulo e pelo Real Gabinete Português do Rio de Janeiro, Brasil. 

Esta iniciativa integra o Plano de Atividades da Cátedra Camilo Castelo Branco, criada em 2021, pela Câmara Municipal de Sintra e a FLUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A sua criação resulta da classificação do espólio da Camiliana de Sintra como “Bem Cultural de Interesse Público”, classificação única em Portugal a nível de um município e de uma Biblioteca Pública.

Recorde-se, a Cátedra de Camilo Castelo Branco é de natureza mecenática e alicerçada neste espólio que reúne documentos únicos de e sobre o escritor e que se encontra atualmente na Biblioteca Municipal de Sintra. O seu propósito visa a investigação sobre o fundo camiliano, com vista à criação de projetos de investigação, promoção de congressos e realização de ações de divulgação e de reconhecimento da investigação desenvolvida.