Devido a um deslizamento de terras, no passado sábado, “a estrada que liga Janas ao Mucifal, foi encerrada à circulação automóvel”, disse ao SINTRA NOTÍCIAS, Paulo Parracho, presidente da União das Freguesias de Sintra.

Segundo o autarca, “a pronta intervenção dos  serviços de Obras Municipais, permitiu desviar toda a circulação automóvel para caminhos alternativos”, enquanto os SMAS de Sintra, recuperavam uma das condutas de abastecimento de água à localidade de Janas, que se encontrava danificada.

”Esta não é uma situação inédita, e é preciso realizar uma intervenção mais profunda naquela zona, para evitar novos deslizamentos de terras”, refere Paulo Parracho com alguma preocupação.

A chuva persistente dos últimos dias, parece explicar os factos, numa zona já identificada e referenciada, como critica, tendo em conta o tipo de solo arenoso e a proximidade de uma linha de água que atravessa a estrada.

Segundo o autarca, no decorrer desta semana, será feita pelos técnicos da autarquia “uma nova avaliação à estabilidade do solo”, pode ajudar a encontrar uma solução que resolva o “problema recorrente, naquela zona, muito movimentada, sobretudo no sentido de Colares para Janas”.

Neste momento a estrada permanece interdita à circulação automóvel naquela zona, que está a ser desviada para percursos alternativos.

No caso dos veículos ligeiros, está a ser feita pelo Caminho Pinhal dos Cucos, estando devidamente assinalado no local o percurso alternativo.

A circulação de veículos pesados, está interdita e a alternativa está a funcionar pela Estrada de Nafarros.