Sintra recebe ‘Pura 2022’ sobre “Comunicação de Emergência Climática”

Vai decorrer esta quinta-feira, dia 20 de outubro, a 2.ª edição do PURA-Encontro de Comunicação Ambiental, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, com o tema “Comunicação em Emergência Climática”.

Organizado pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas), que integra profissionais da área da comunicação dos SMAS de Sintra, o ‘PURA 2022’ vai proporcionar a partilha de conhecimentos, a discussão e formulação de propostas, sobre a arte de comunicar em períodos de crise.

Para a comissão especializada da APDA, “os cenários que estamos a viver, desenhados pela crise climática, pandemia de COVID-19 e pela guerra da Ucrânia, têm vindo a despertar a atenção dos gestores do mundo inteiro para um dos elementos mais importantes no planeamento e na gestão estratégica de uma empresa: a comunicação em tempos de crise”. Perante este contexto, que se traduz num “ambiente de incerteza” e a “expectável existência de mais ameaças com graves impactos”, é imperioso que as várias entidades, nomeadamente do setor do ambiente, adotem medidas inovadoras na área da comunicação. Clareza, transparência e empatia são, para a APDA, ferramentas essenciais para comunicar em tempo de crise, com vista a promover “confiança, resiliência e esperança face aos desafios futuros”.

Destinado a profissionais da comunicação e/ou com interesse no ambiente e no setor do abastecimento de água e do saneamento, o PURA 2022 vai abordar os temas “Comunicar em Crise”, com as intervenções de Carlos Martins (responsável da Área de Desenvolvimento de Negócio da Águas de Portugal), Francisco Godinho (secretário-geral adjunto do Conselho Nacional da Água) e Joaquim Leonardo (comandante dos Bombeiros Voluntários de Algueirão-Mem Martins), e “Emergência Criativa”, numa mesa redonda que, entre outros, contará com a presença de Nuno Antunes, fotógrafo profissional, autor da exposição “Splash-Dá um mergulho no mar de lixo!” que esteve patente no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, futuro Museu da Água e Resíduos.

O PURA 2022 contará com uma intervenção de Edson Athayde, um criativo publicitário brasileiro que foi responsável pelo marketing e comunicação em diversas campanhas eleitorais em Portugal, e será aproveitado para recordar o movimento H2OFF, que, pelo segundo ano consecutivo e por ocasião do Dia Mundial da Água (22 de março), lançou o desafio ao cidadãos de fecharem a torneira por uma hora, sem qualquer consumo, enquanto gesto deliberado e consciente no sentido do uso correto e eficiente da água.

A apresentação do movimento, classificada como uma ação que marca, contará com a presença dos embaixadores António Pedro Cerdeira (ator), Luís Vicente (ator e encenador), Nelson Rosado (cantor) e Afonso Almeida (piloto de motociclismo).

Para além do presidente da APDA, Rui Godinho, a abertura do PURA 2022 estará a cargo do vice-presidente da Câmara de Sintra, Bruno Parreira, enquanto o encerramento contará com a intervenção do diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira.