Casa de Saúde da Idanha conquista prémio “Saúde Sustentável”

Prémio "Saúde Sustentável"

As Irmãs Hospitaleiras – Casa de Saúde da Idanha venceram o Prémio Saúde Sustentável, na categoria Inovação em Saúde, com o projeto “Realidade Aumentada e Gamificação no Envelhecimento Ativo e Prevenção da Demência”, distinção que visa “premiar o que de melhor se faz pela saúde em Portugal”.

Este projeto surge para dar resposta às novas necessidades em saúde decorrentes do envelhecimento populacional, nomeadamente na área das demências. Consiste na criação de jogos cognitivos para uma plataforma de realidade aumentada permitindo desta forma efetuar sessões terapêuticas inovadoras de promoção do envelhecimento ativo e prevenção da demência.

O Prémio Saúde Sustentável – já na sua 11ª edição é uma iniciativa do Jornal de Negócios e da farmacêutica Sanofi Portugal orientada para a divulgação e incentivo de boas práticas da sustentabilidade da saúde em Portugal e tem por objetivo divulgar os exemplos de excelência que são merecedores de destaque.

Os vencedores do Prémio Saúde Sustentável foram revelados no decorrer de uma cerimónia, na passada semana, que decorreu na Fundação Oriente, em Lisboa, com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Nesta edição de 2022, o prémio foi atribuído em dois âmbitos: institucional e personalidade. Na distinção institucional, entre 58 candidaturas foram premiadas 5 categorias: Cuidados de saúde centrados no Cidadão, Inovação em saúde (galardão atribuído à Casa de Saúde da Idanha), Integração de Cuidados, Promoção da Saúde e Prevenção da Doença e transformação Digital. Na distinção personalidade, não sujeita a candidatura, o júri premiou o Dr. Delfim Rodrigues.

Este reconhecimento representa, não só um motivo de orgulho institucional, como também uma responsabilidade acrescida no percurso de inovação em saúde que as Irmãs Hospitaleiras têm desenvolvido ao longo dos anos.

De referir que o projeto, teve como parceiro tecnológico o Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico. O Ginásio Cerebral Sénior Comunitário, parceria com a Câmara Municipal de Sintra, acolhe as atividades terapêuticas deste projeto.

Lista dos premiados:

Categoria Cuidados de Saúde Centrados no Cidadão
Vencedor: Associação Nacional de Farmácias
Menção Honrosa: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E.
3º Finalista: Centro Hospitalar Universitário de São João

Categoria Inovação em Saúde
Vencedor: Irmãs Hospitaleiras, Casa de Saúde da Idanha
Menção Honrosa: Hospital de Cascais, Dr. José de Almeida
3º Finalista: Centro Hospitalar Universitário do Algarve

Categoria Integração de Cuidados
Vencedor: ACeS Douro – Marão e Douro Norte, Unidade de Cuidados na Comunidade de Vila Real
Menção Honrosa: Centro Hospitalar de Tondela
3º Finalista:  Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira – SESARAM e EPERAM

Categoria Promoção da Saúde e Prevenção da doença
Vencedor: Centro Hospitalar Universitário do Porto
Menção Honrosa: Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM)
3º Finalista: Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia

Categoria Transformação Digital
Vencedor: Wellpartners
Menção Honrosa: Hospital Dr. Francisco Zagal
3º Finalista: Instituto Português de Oncologia do Porto