93º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Belas

Sintra aprovou em reunião do executivo, esta sexta-feira, a adjudicação de uma autoescada para integrar o sistema de Proteção Civil do município de Sintra. 

O novo veículo escada de 42 metros altura, com 4,7 metros de funcionamento do braço articulado e uma plataforma que está concebida para 3 pessoas, implicou um investimento da Câmara Municipal de Sintra de 1 milhão e 168 mil euros. 

O veículo adjudicado à empresa Extincêndios torna possível mais carga de equipamentos de combate a incêndios técnico e inclui um sistema que permite o aumento na produção de água até 2.500 litros. 

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, “a segurança é desde sempre a nossa prioridade e este grande investimento, uma vez mais, reflete esse compromisso. Queremos garantir que os nossos bombeiros estão preparados e munidos dos meios e os recursos técnicos adequados para o desempenho da sua missão”.

O autarca de Sintra recordou ainda o extenso território do concelho em que estas forças atuam, que abrange cerca de 319 km², numa área de grande diversidade de ocupação entre solo rústico, uma extensa área florestal e zonas marcadas por uma grande densidade populacional. 

De recordar que, no início do ano de 2022, a autarquia de Sintra apoiou as nove Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Município em 2022, com cerca de 2 milhões de euros para fazer face às despesas correntes e, mais recentemente, com cerca de 31 mil euros, para aquisição de combustíveis na sequência das sucessivas e abruptas subidas dos preços dos mesmos.