Presidência Aberta na Freguesia de São João das Lampas e Terrugem

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) têm em curso um plano de investimentos na União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem (UFSJLT) no valor de 22 milhões e 366 mil euros.

A apresentação do plano de investimentos foi efetuada durante a “Presidência Aberta” realizada esta quinta-feira, pela Câmara Municipal de Sintra, em que Basílio Horta teve oportunidade de visitar as obras de saneamento em Cabrela, que incluem a construção de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR).

Para o presidente da Câmara de Sintra, citado em comunicado, “este plano de investimentos dos SMAS de Sintra pretende responder às necessidades deste território, dotando estas localidades de saneamento e de uma melhoria ao nível do abastecimento de água”.

Basílio Horta salienta que “a área territorial onde temos maior investimento dos SMAS, ao nível do concelho de Sintra, é em São João das Lampas e Terrugem. Já investimos cerca de 6 milhões de euros, temos 4,5 milhões de euros de obras a decorrerem e investimentos planeados no montante de 12 milhões de euros”.

O autarca destaca a intervenção em curso em Cabrela, que ascende a 2,3 milhões de euros, somando a construção da rede e a ETAR, e que vai servir cerca de 600 pessoas, o que se traduz num investimento per capita muito significativo. “Será, talvez, o mais alto do país em termos de investimento por pessoa”, realça Basílio Horta.

Obras em curso

Em curso estão obras no valor de 4,5 milhões de euros, com destaque para a construção do subsistema de saneamento de Areias e Alvarinhos, um investimento de cerca de 2 milhões de euros, e a intervenção das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas em Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela, no montante de 1,6 milhões de euros, que está a ser complementada pela execução da ETAR de Cabrela (657 mil euros).

Na ETAR do Magoito, será realizado o aumento de potência no posto de transformação e correções nas instalações de utilização e grupo gerador (cerca de 30 mil euros).

À semelhança do que acontece por todo o concelho, os SMAS de Sintra estão a promover a renovação de contentorização, com a substituição de contentores de superfície por enterrados, sendo que está prevista a instalação de 96 novos equipamentos, num total de 24 pontos de deposição, num investimento estimado em 278 400 euros.

Em São João das Lampas e Terrugem, serão privilegiadas áreas emblemáticas, como as zonas balneares, ou que registem uma elevada produção de resíduos, ainda que sazonal, com o objetivo de aumentar a capacidade de deposição, reduzir o impacto visual no espaço público e uma otimização dos meios operacionais de recolha.