Basílio Horta debate estratégia para atração de talentos na Europa e reconstrução da Ucrânia

  • O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, esteve presente na reunião da Comissão da Cidadania, Governação e Assuntos Institucionais Externos do Comité das Regiões Europeu (CIVEX), que se realizou de 28 de setembro, em Bruxelas, Bélgica. 

Nesta reunião do CIVEX, foram debatidas estratégias para atração de competências e talentos para a União Europeia, e ainda o papel dos municípios e das regiões na reconstrução da Ucrânia. 

Basílio Horta refere que “em Sintra, o instrumento mais importante para garantir a adequada integração e acolhimento dos migrantes, e a consequente atração de talentos, é o nosso Plano Municipal para o Acolhimento e Integração de Imigrantes. Este plano declina-se num vasto conjunto de medidas de onde se destacam a criação do observatório de imigrantes e cooperação com associações de direito privado, designadamente a Fundação Aga Khan, no sentido de promover habitação, emprego, formação, e retenção de talentos no concelho de Sintra”. 

Quanto à invasão da Ucrânia pela Rússia e aos mecanismos para a sua reconstrução, Basílio Horta salienta “aos primeiros dias do conflito, em março, assinámos o Manifesto de Marselha, documento que traduz a solidariedade dos membros do Comité para com a Ucrânia, condenando a agressão ilegítima e ilegal de que o país é alvo pela Rússia e temos vindo a acompanhar os cidadãos refugiados, em estreita relação com o Alto Comissariado para as Migrações.” O edil acrescentou ainda que “estamos ao lado dos cidadãos refugiados e ficaremos também ao seu lado na reconstrução do seu país”. 

A reunião de 28 de outubro ficou ainda marcada pela eleição de Enzo Bianco (IT-PSE) para presidente da CIVEX. Bianco, membro do Conselho Municipal de Catânia, presidirá aos trabalhos da Comissão CIVEX por um período de 2,5 anos, a segunda metade do atual mandato quinquenal do CR. 

O Comité das Regiões Europeu é um órgão consultivo composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos 28 países da União Europeia.