Na Cerimónia dos Prémios Europeus do Património Cultural, que decorreu esta segunda-feira, 26 de setembro, na “State Opera”, em Praga, capital da Chéquia, o projeto de restauro do Convento dos Capuchos, foi galardoado com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra 2022, na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa.

No evento de entrega dos mais prestigiados prémios europeus no domínio do património, promovidos pela Comissão Europeia e pela Europa Nostra e financiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia, foi Dorabela Charneca, administradora da Parques de Sintra, que subiu ao palco para receber este importante galardão em nome da empresa.

Após os agradecimentos às entidades organizadoras, sublinhou: “As intervenções de conservação, restauro e requalificação do Convento dos Capuchos privilegiaram as melhores soluções de compromisso entre a estabilidade e a segurança das estruturas, preservando a identidade histórica e material deste valioso lugar no interior da Serra de Sintra, a primeira paisagem cultural considerada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade Este prémio é o reconhecimento da dedicação dos colaboradores da Parques de Sintra, de todos aqueles que acreditam que a História e a Cultura integram os elementos identitários que nos unem e nos permitem olhar com esperança para o futuro.”

Quando foram anunciados os vencedores deste ano, em junho passado, o Júri dos Prémios, composto por especialistas independentes, elogiou desta forma o projeto de restauro do Convento dos Capuchos: “A sua localização remota e o mau estado de conservação tornou o restauro do Convento dos Capuchos especialmente desafiante. Não obstante, a Parques de Sintra – Monte da Lua levou a cabo um restauro de elevada qualidade que é um exemplo notável para o património humilde e sensível. O convento restaurado estimula o slow cultural tourism, mais sustentável, ao atrair visitantes para monumentos situados numa zona mais alargada de Sintra”.

Durante a cerimónia, que assinalou o 20º aniversário dos Prémios Europeus do Património Cultural, 18 países europeus foram premiados por 30 projetos excecionais nesta área. No evento que contou com a participação de Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e do Prof. Dr. Hermann Parzinger, Presidente Executivo da Europa Nostra, foram também anunciados os cinco vencedores do Grande Prémio: Silknow (França/Alemanha/Itália/Polónia/Eslovénia/Espanha) – Inovação; Symphony (Espanha) – Transformação Digital; Rivers of Sofia (Bulgária) – Coesão Social e Bem-Estar; Va’ Sentiero (Itália) – Sustentabilidade e Ação Climática; e Costa Carraras (Grécia) – Relações Internacionais, a título póstumo. O Prémio da Escolha do Público foi atribuído ao projeto ucraniano “World Vyshyvanka Day”.

A Cerimónia dos Prémios Europeus do Património Cultural foi um dos pontos altos da Cimeira do Património Cultural Europeu 2022, que decorreu em Praga entre 25 e 27 de setembro. Integrada no programa da Presidência Checa do Conselho da União Europeia, foi realizada pela Europa Nostra com o apoio da Comissão Europeia.