O Município de Sintra apresentou na passada sexta-feira, o projeto de Requalificação da Centralidade de Covas, na freguesia de Rio de Mouro, no concelho de Sintra, representando um investimento de 900 mil euros.

A empreitada insere-se na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Rio de Mouro Velho, e tem como objetivos “a revitalização da identidade de Covas e o desenvolvimento do conforto e segurança da população, tendo como base o reforço das características singulares de uma aldeia”.

Segundo a autarquia, a requalificação do espaço público de Covas “irá privilegiar a circulação pedonal e outros modos de circulação suave, proporcionando o desenvolvimento de condições para que a rua e os largos voltem a ser pontos de agregação e sociabilização das aldeias”, pode ler-se.

As principais linhas estratégicas do projeto, passam, entre outros pontos, pela criação de “ruas partilhadas, entre os veículos e peões, de modo a rentabilizar as suas acuais dimensões reduzidas, e introdução de sentido único e circulatório para minimizar possíveis conflitos, manter as “características pré-existentes de ruralidade e de encanto de aldeia e do campo”; ainda a recuperação de parte do troço da Rua dos Malmequeres, a “introdução de espaços de estadia para convívio e lazer da população e requalificação de infraestruturas preexistentes e a criação de estacionamento organizado sempre que haja área suficiente para o realizar.

A Requalificação da Centralidade de Covas é uma empreitada realizada entre a Câmara de Sintra e os SMAS de Sintra e representa, para a autarquia, um investimento de cerca de 470 mil euros.

Em Paiões, numa empreitada também inserida na Área de Reabilitação Urbana de Rio de Mouro Velho, estão já concluídos os trabalhos de requalificação do centro da povoação, num investimento de 1 milhão e 27 mil euros, com 221 mil euros relativos à requalificação das infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais, assim como a renovação de contentorização.

Numa extensão de mais de 18 mil metros quadrados, as obras abrangeram os largos de Paiões, da Fonte e do Arq. Adães Bermudes, a par da ligação viária principal composta pelas ruas dos Castelinhos e Máximo Silva, além de um conjunto de artérias secundárias e o recinto do campo de futebol e parque infantil do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Paiões.

Recorde-se, este projeto junta-se aos investimentos já realizados pelo Município de Sintra na ARU de Rio de Mouro Velho, nomeadamente, a realização do circuito ciclável e pedonal de Rio de Mouro ao Cacém, a recuperação de ligação a Rio de Mouro velho e a requalificação da Centralidade de Paiões num valor superior a 2 milhões de euros.