Já arrancou a 15ª. edição da Taça Barnabé, o maior evento de Portugal em futsal, que será ser disputado de 23 de setembro a 19 de novembro, em cinco pavilhões diferentes, na União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, reúne 425 atletas, de diferentes escalões etários, em representação de 15 clubes e coletividades.

“A realização da Taça Barnabé, é motivo de orgulho e alegria para todos nós, pelo seu significado, por ser um dos maiores eventos desportivos organizado pela junta de freguesia e coletividades e depois pelo retomar da tradição”, que foi interrompida durante dois anos devido à pandemia, refere Rui Maximiano, presidente da União das Freguesias.

Por outro lado, “há muitos atletas que já percorreram todos os escalões do torneio e isso diz muito da sua importância às novas gerações de atletas”, refere Rui Maximiano, considerando “o evento já faz parte da vida de todos nós”.

A Taça Barnabé foi criada em 2006 com o objetivo de fomentar a prática do futsal entre os habitantes e desportistas da freguesia e rapidamente se tornou num dos grandes acontecimentos desportivos do país, na modalidade de futsal.

O torneio presta homenagem ao General, Barnabé António Ferreira, que viveu no século XIX, e que é o grande benemérito da freguesia de Almargem do Bispo a quem deixou todos os seus bens. Apesar de ter residência em Lisboa, era na Quinta do Rebolo, que tinha uma propriedade onde se refugiava muitas vezes. 

Em sua homenagem a freguesia erigiu uma estátua no centro da povoação.  

(…) “o evento já faz parte da vida de todos nós” — Rui Maximiano

Fotografias: Taça Barnabé