O município de Sintra vai assinalar as Jornadas Europeias do Património, de 23 a 25 de setembro, com diferentes atividades culturais em diversos lugares do concelho.

Sob o tema “Património Sustentável”, a iniciativa pretende analisar as medidas que podem ser tomadas para proteger o rico e diversificado património cultural europeu no contexto das alterações climáticas e da degradação ambiental.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia e envolvem mais de 50 países, num caminho de sensibilização para a importância da salvaguarda do Património.

Foi também com este objetivo que o Município de Sintra organizou um conjunto de atividades de participação gratuita, que visam a divulgação e a salvaguarda do património do concelho, classificado como Património Mundial pela UNESCO em 1995.

Os participantes são convidados a conhecer a sua herança cultural, tendo contacto com a riqueza de vestígios do seu passado. As inscrições são gratuitas, mas requerem marcação prévia.

PROGRAMA

23 DE SETEMBRO
Roteiro Castriano de Sintra | Museu Ferreira de Castro | 10h00 às 13h00
Visita guiada especializada pelos lugares castrianos no Centro Histórico de Sintra, culminando junto do túmulo de Ferreira de Castro, na Serra de Sintra.
Destinatários: Comunidade Escolar
Inscrição: e-mail ou 21 923 88 28

24 DE SETEMBRO
Roteiro Bio Cultural da União das Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem | 09h00
Percurso pedestre que dará a conhecer a biodiversidade e o património da União das Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem, promovendo a sua fruição e preservação.
Destinatários: Público em Geral
Inscrição: e-mail ou 21 923 86 08

Visita guiada ao Santuário Romano consagrado ao Sol, à Lua e ao Oceano no Alto da Vigia, Praia das Maçãs | 10h30
Destinatários: Público em Geral
Inscrição: e-mail ou 21 923 86 08

Visita guiada ao Monumento Pré-histórico da Praia das Maçãs | 15h00
O monumento pré-histórico da Praia das Maçãs é uma notável sepultura megalítica, construída e utilizada entre os finais do 4º milénio e durante o 3º milénio a. C.
Destinatários: Público em Geral
Inscrição: e-mail ou 21 923 86 08

25 DE SETEMBRO
Roteiro das Fontes Históricas de Sintra | 10h30 às 12h30
Visita guiada que pretender dar a conhecer o Centro Histórico de Sintra, lugar onde se concentram emblemáticas fontes históricas. Ao longo do caminho desvendam-se histórias de lugares que estão associados a fontes icónicas de Sintra como a da Sabuga, a da Pipa, a Mourisca entre outras. Serão muitos os pontos de interesse que preenchem este percurso.
Destinatários: Público em Geral
Inscrições: e-mail ou 21 923 88 28

27 DE SETEMBRO
Conferência “Os Desafios do Turismo Cultural em Sintra: Uma Perspetiva Económica e Social” | 17h30
Por José Maria Lobo de Carvalho, a ter lugar no Salão Nobre do Hotel Palácio de Seteais.

29 DE SETEMBRO
Conferência “Património sustentável: uma perspetiva municipal” | 16h00
Por Câmara Municipal de Sintra (Tiago Trigueiros, Sofia Silvano, Pedro Flores) e Parques de Sintra Monte da Lua (João de Sousa Rego), no Palácio Nacional de Queluz.