Município de Sintra apoia Bombeiros na aquisição de equipamento especializado

A Câmara Municipal de Sintra aprovou em reunião de executivo, um protocolo de colaboração com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almoçageme, no valor de 60 mil euros, para o apoio na aquisição de equipamento especializado para Gestão Integrada de Fogos Rurais.

O apoio financeiro, visa contribuir para a aquisição de equipamento especializado de transporte do Buldozer CAT D4, que necessita de ser deslocado por uma viatura do tipo Veiculo de Apoio Logístico (VALE).

O equipamento em causa, o Buldozer CAT D4, é um meio mecânico e pesado que opera no combate aos incêndios rurais e em ações de rescaldo e incêndio. Este equipamento contribui, igualmente, na Gestão Integrada de Fogos Rurais em medidas de mitigação da eclosão dos incêndios rurais, na limpeza de arbustivos e regularização de caminhos florestais.

De recordar que, no início do ano de 2022, a autarquia de Sintra apoiou as nove Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Município em 2022, com cerca de 2 milhões de euros para fazer face às despesas correntes e, mais recentemente, com cerca de 31 mil euros, para aquisição de combustíveis na sequência das sucessivas e abruptas subidas dos preços dos mesmos.