Entrada para o IC-19 | Imagem: CNN Portugal

O mau tempo que se faz sentir em todo o país provocou uma vítima grave em Massamá, na sequência de uma enchente desta manhã, provocada pela tempestade Danielle, que impediu entradas ou saídas da localidade para o IC-19.

A vítima, do sexo masculino e com 32 anos, foi arrastada pela força das águas e acabou por sofrer uma paragem cardiorrespiratória. O homem foi transportado para o Hospital São Francisco Xavier, com “parâmetros estáveis”, encontrando-se na unidade de cuidados intensivos.

O comandante dos bombeiros de Barcarena disse à CNN Portugal que o homem “foi assistido pelas equipas de emergência médica, e posteriormente, pela viatura médica no local”, acabando por ser reanimado. A ação de cidadãos no local foi importante. “Houve um conjunto de populares, nomeadamente um senhor que tem um estabelecimento comercial na mesma rua, que deu logo início às manobras permitindo uma sequência muito eficaz das nossas equipas e a seguir da viatura médica”.

Imagem: CNN Portugal

Esta foi apenas uma das 719 ocorrências registadas pela Proteção Civil entre as 00h00 e as 16h00 desta terça-feira, relacionadas com o mau tempo no continente, registando-se 320 inundações, 187 quedas de árvores, 134 desobstruções de vias e 63 quedas de estruturas.

Os distritos de Lisboa (245 ocorrências) e de Setúbal (61) foram os mais afetados pelo mau tempo. Em Lisboa, os Bombeiros Sapadores registaram 48 inundações, nove quedas de árvores, cinco quedas de estrutura, duas sinalizações de buracos e um curto-circuito.

Durante a madrugada foi também dado o alerta para um movimento de massa na localidade de Sameiro, concelho de Manteigas, distrito da Guarda, tendo sido esta a ocorrência mais grave até agora registada devido às condições meteorológicas adversas.

Imagem: CNN Portugal