“MUSCARIUM#8” de 29 de agosto a 25 de setembro

Já começou esta segunda-feira, o Festival MUSCARIUM#8 – festival de artes performativas em Sintra, o qual apresenta cinco residências artísticas – nas áreas do teatro, dança e performance –, três espetáculos para o público infantojuvenil, um concerto, uma estreia mundial e vários encontros informais entre os artistas e os públicos.

O Festival MUSCARIUM#8 arrancou com a residência artística da jovem criadora Mariana Fonseca do coletivo Lobby Teatro, que decorre no AMAS – Auditório Municipal António Silva, até dia 2 de setembro. Dia 3 de setembro, às 21h00, será apresentado um ensaio aberto do trabalho desenvolvido, o espetáculo “Não vais entrar?”, em antecipação da sua estreia, prevista para 14 de setembro, na Rua das Gaivotas 6, em Lisboa.

Em 2022, o MUSCARIUM assume-se como um espaço de pesquisa, investigação e experimentação artística, privilegiando a realização de residências, trazendo assim a criação artística para o centro das atenções. Este novo formato do Festival quer, por um lado, proporcionar a possibilidade de artistas e coletivos trabalharem na seus projetos, e por outro, aproximar os públicos da criação de espetáculos”, explica Mariana Fonseca, da organização do evento.

“Para uma companhia que é recém nascida e que assina a morada dos pais de uma das jovens diretoras como sede, como (ainda!) é o caso do LOBBY Teatro, é mesmo muito gratificante e produtivo ter acesso a este tipo de residências artísticas que conseguem proporcionar espaço, tempo e condições de experimentação”, refere Mariana Fonseca, acrescentando que no caso do MUSCARIUM#8, “não podemos ainda fechar os olhos a este trabalho de divulgação do festival e das próprias criações e companhias que resulta numa enorme ajuda na extensão do nosso trabalho a outros públicos fora do centro de Lisboa, local de estreia do ‘NÃO VAIS ENTRAR?‘”

Até ao dia 25 de setembro, outros quatro artistas e coletivos, a Companhia João Garcia Miguel, Universo Paralelo, Joana Couto e Camilla Morello, estarão também em residência durante uma semana num espaço em Sintra. No final de cada semana haverá uma apresentação do trabalho ao público, tendo em atenção que o espetáculo a ser apresentado pode ainda não estar concluído ou atingido a sua forma finalizada. Nestes casos, os artistas apresentam um Ensaio Aberto, um momento de apresentação pública do trabalho desenvolvido até aí.

No final das apresentações haverá uma conversa entre as equipas artísticas e os públicos, proporcionando momentos informais e de proximidade, com o objetivo de abrir as cortinas para os bastidores da criação de um espetáculo.

Não podiam faltar os espetáculos infantojuvenis – “Arco-da-Velha” de Sílvia Barbosa, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” do Teatro do Noroeste e “Odeio a minha irmã”, a mais recente criação do teatromosca.

Por fim, a música também marcará presença, com a apresentação do álbum “Entre-Lugar” de Manuel de Oliveira, guitarrista português.

Os espetáculos e ensaios abertos decorrerão no AMAS – Auditório Municipal António Silva (Cacém), Casa de Teatro de Sintra, Teatroesfera (Monte Abraão), Largo da República em Agualva-Cacém e na Casa da Marioneta também em Agualva-Cacém.

Os bilhetes para os ensaios abertos e espetáculos já se encontram à venda na Ticketline, Seetickets, e locais habituais, com preços que variam entre os 5 e os 10 euros. Os valores dos ensaios abertos, funcionam através de um preçário flexível, podendo o espetador escolher, de entre três opções, o valor do seu bilhete e assim apoiar o trabalho de criação artística.