Já foi reaberta a circulação rodoviária no primeiro troço da Avenida D. Nuno Álvares Pereira, em Agualva, que está a beneficiar de obras de requalificação.

Os trabalhos foram, assim, concluídos entre as ruas Afonso de Albuquerque e Luís de Camões e, além da remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais e pluviais, já está operacional o primeiro ponto de deposição de resíduos.

A empreitada vai prosseguir no terreno e representa um investimento municipal de cerca de 2 milhões de euros, com a intervenção a cargo dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) a ascender a 370 mil euros.

Recorde-se que esta empreitada, lançada em parceria entre a Câmara Municipal e os SMAS de Sintra, visa requalificar e valorizar o espaço público, assim como melhorar as acessibilidades viárias da Avenida D. Nuno Álvares Pereira e respetivas ligações: Travessa dos Bons Amigos, Praceta D. Nuno Álvares Pereira, Rua do Bom Jesus do Alto, Rua Vasco da Gama e Praceta Armada das Índias.


Numa primeira fase, entretanto concluída, as obras decorreram no troço compreendido entre as ruas Afonso de Albuquerque e Luís de Camões e estão em curso, agora, na área entre a esquadra da PSP e a Travessa dos Bons Amigos.

Os trabalhos compreendem, por parte dos SMAS de Sintra, a remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais e a alteração do modelo de contentorização, com a substituição de equipamentos de superfície por enterrados, num total de cinco pontos de deposição e a instalação de 21 novos equipamentos. Os primeiros cinco contentores já se encontram operacionais.

A nova contentorização vai aumentar a capacidade de deposição, mas também melhorar o ambiente urbano, ao reduzir as ocorrências de resíduos depositados anarquicamente nas imediações dos contentores, além de diminuir o espaço ocupado na via pública.


Numa área de intervenção de 20.250 m2, as obras em curso passam por reperfilamento da artéria, com redução da faixa de rodagem e aumento das áreas pedonais; o reordenamento de estacionamento; a eliminação de obstáculos, como degraus e muretes; a plantação de arborização de alinhamento e ensombramento; e a dotação de mobiliário urbano adequado a várias faixas etárias.

A intervenção vai contemplar, ainda, a criação de áreas verdes e de estadia, que promovam a fruição do espaço público, no sentido de potenciar a vivência do espaço e o convívio entre moradores.