Nossa Senhora da Praia/facebook

A tradicional Procissão em Honra de Nossa Senhora da Praia regressa este domingo, dia 28 de agosto, à Praia das Maçãs, após dois anos de pausa forçada pela pandemia.

A Missa será celebrada na Capelinha pelas 16h00, seguida da procissão que irá percorrer os principais arruamentos da localidade e descer até à Praia das Maçãs, em direção ao mar.

No percurso diversos voluntários irão transportar os andores com as imagens de Nossa Senhora da Praia, Nossa Senhora da Misericórdia da Santa Casa da Misericórdia de Sintra, Nossa Senhora da Assunção Padroeira da Freguesia de Colares, de Nossa Senhora dos Mares (Azenhas do Mar), Nossa Senhora do Carmo (Padroeira dos Surfistas da Praia das Maçãs), S. Marçal Padroeiro dos Bombeiros Voluntários, Menino Jesus, Nossa Senhora de Fátima, São José, Sagrado Coração de Jesus, e Santo António de Lisboa, que no mar recebem o célebre momento de lançamento de pétalas de rosa, vindas do céu.

Recorde-se, a procissão que leva a Nossa Senhora ao mar iniciou-se em 1896, na sequência da construção de uma ermida em sua honra por Alfredo Keil, inspirado pela lenda, segundo a qual teria sido encontrada uma imagem de Nossa Senhora junto às rochas da Praia das Maçãs.

Depois da morte do autor da música do Hino Nacional de Portugal, a festa foi retomada há 30 anos, primeiro por moradores e veraneantes, e agora dinamizada pela Irmandade de Nossa Senhora da Praia.

Fotografia | Facebook – arquivo